Conforme a norma NBR 5410 – instalações elétricas de baixa tensão, as instalações elétricas devem obedecer um dos 3 esquemas básicos (e suas derivações) citados acima, que são os tipos de aterramento TT, TN e IT. S – proteção e neutro (PE) por condutores devidamente separados.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
O aterramento elétrico, significa colocar instalações e equipamentos no mesmo potencial, de modo que a diferença de potencial entre a terra e o equipamento seja zero.
Para fazer um aterramento não basta fazer um buraco no solo e inserir a haste de cobre de qualquer maneira e fazer a conexão de um fio qualquer e levar até o quadro de distribuição de circuitos (QDC), pelo contrário!
O condutor de 1,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 15,5 ampères. O condutor de 2,5 mm², deve suportar uma corrente sem aquecer de 21,0 ampères. O condutor de 4.
O professor e engenheiro eletricista Hilton Moreno, que também é Consultor Técnico da IFC/COBRECOM ressalta que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é .../span>
Neutro: Condutor que não possui Tensão (0V) não está carregado. ... Retorno: Nas instalações de iluminação é o condutor que liga o ponto de luz a tomada. Ao acionar a tomada fecha-se o circuito e a lâmpada acende.
E o terceiro fio chama-se fio de retorno, que tem função essencial de ligar a lâmpada ao interruptor. Para os fios fase e de retorno, não existe regra, mas jamais poderá ser na cor azul claro./span>
O profissional explica que, basicamente, os fios fase e neutro são os responsáveis pela alimentação elétrica que propicia o funcionamento dos equipamentos, enquanto o fio terra garante a segurança das pessoas e da instalação, pois é parte das medidas de proteção contra choques elétricos e sobretensões.
Além de servir de referência para criar uma tensão de 127V, o fio neutro tem a função de fechar o circuito elétrico. ... Isso quer dizer que: quando não está ligado a um aparelho, o fio neutro não deve conduzir corrente e, por isso, não dá choque./span>
? O condutor fase, geralmente da cor vermelha ou preta, é aquele que possui tensão (127V ou 220V) ou DDP (diferença de potencial). É o famoso fio que pode dar choque. ? O condutor neutro, que possui cor azul, é aquele que não possui tensão, é nula./span>
Condutor neutro, num circuito elétrico ou sistema elétrico, é elemento de circuito ou de sistema, de qualquer forma ou natureza, que apresenta, em regime permanente, tanto corrente elétrica como diferença de potencial elétrico nulos por definição de projeto, embora possa vir a ser condutor ativo, com corrente e tensão ...
Em caso de identificação por cor para o cabo neutro deve ser usada a cor azul-claro, com anilhas verde-amarelo nos pontos visíveis ou acessíveis, na isolação do condutor isolado ou da veia do cabo multipolar, ou na cobertura do cabo unipolar (NBR 5410:2004 item 6.
Observe que o neutro surge exatamente no ponto de união das bobinas com sistema de fechamento estrela. Isso ocorre, devido às defasagens entre as fases e aquele ponto de união da estrela é um ponto matematicamente nulo, ou seja, tem 0V.
Se ao mudar um dos fios, a lâmpada passou de luminosidade fraca para forte, significa que o fio que estava encostada era um neutro e o fio que esta encostada agora é uma fase. Quando ela estiver mais forte significa que os fios que esta encostada são duas fases e quando estiver mais fraca é uma fase e um neutro./span>
Só que um é uma tensão de linha e uma tensão de fase. No caso do sistema 380/220V, o 220V é a tensão de fase. Entre fase e neutro entre fase e fase eu tenho uma tensão de 380V. Já no caso do 220/127V, o 220V ele é a tensão de linha, ou seja, entre fase e fase e entre fase e neutro eu tenho 127V.