Hematócrito é uma medida da proporção de hemácias no sangue. O valor é expresso como um percentagem ou uma fração de hemácias no sangue. Por exemplo, um hematócrito de 40% significa que há 40 ml de hemácias em 100 ml de sangue.
Narcolepsia. Narcolepsia é uma doença caracterizada pela sonolência excessiva, mesmo que a noite de sono tenha sido de qualidade. Nesses casos, a pessoa não consegue se manter concentrada e, nos picos de sono, dorme em qualquer lugar, até mesmo na direção.
A causa mais comum – e óbvia – de sentir-se com muito sono é a própria falta de sono. Talvez você desconheça o quanto você precisa dormir para o seu corpo poder descansar, mas observe que isso tem muito a ver com a sua idade. De um modo geral, quanto mais velho você fica, menos sono você precisa.
Um dos principais sintomas de quem sofre com o sono excessivo é a dor de cabeça, mas isso também pode acontecer se o sono noturno é interrompido. Alguns pesquisadores acreditam que isso se deve ao efeito do sono em excesso em certos neurotransmissores no cérebro, incluindo a serotonina.
A falta de ferro no sangue causa cansaço, sonolência e desânimo. Em mulheres esse cansaço é ainda mais frequente e dez vezes pior em períodos de da menstruação, em que as reservas de ferro no organismo diminuem ainda mais. A falta de ferro, nos leva ainda até o título deste texto: muito sono pode ser falta de vitamina.
Vitamina B6 “Ela faz parte da cadeia de produção da serotonina, que por sua vez é precursora da melatonina, neurotransmissor fundamental para o sono."১৬ ডিসেম্বর, ২০১৯
Vitaminas C e D são nutrientes-chave para evitar a falta de energia
Sintomas da falta de vitamina D
O déficit de vitamina D é comprovado por meio de exames de sangue específicos. De acordo com a OMS, há insuficiência quando a concentração é menor do que 30 ng/ml (nanogramas por mililitro de sangue). Valores abaixo de 10 ng/ml são classificados como insuficiência grave.