EQST

Quem Considerado O Primeiro Filsofo Brasileiro?

Quem é considerado o primeiro filósofo brasileiro?

frei Francisco de Mont'Alverne

Quais são os principais filósofos contemporâneos?

Principais Filósofos Contemporâneos

  • Friedrich Hegel (1770-1831)
  • Arthur Schopenhauer (1788-1860)
  • Auguste Comte (1798-1857)
  • Karl Marx (1818-1883)
  • Friedrich Nietzsche (1844-1900)
  • Martin Heidegger (1889-1976)
  • Jean Paul Sartre (1905-1980)
  • Theodor Adorno (1903-1969)

Qual a preocupação da filosofia contemporânea?

Resposta. Explicar a consciência e a existência humana. Explicação: Após o homem virar o centro das preocupações filosóficas, entender a consciência humana, bem como a sua existência, passa a ser o objeto de estudo da Filosofia.

Qual é o problema da filosofia atualmente?

«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]

Quais os dois principais pensadores da filosofia medieval?

Grandes filósofos da escolástica foram são Bernardo de Claraval, Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, o beato João Duns Escoto, entre outros. Nesse período, o filósofo mais importante foi São Tomás de Aquino e sua obra "Summa Teológica", onde estabelece os cinco princípios para provar a existência de Deus.

Quais são os principais temas da ética humanista?

Dentre os temas abordados pelo autor, estão: o bem como a valorização da vida, enquanto desenvolvimento das capacidades do homem, a virtude como a qualidade de assumir a responsabilidade pela própria existência, o mal como a redução das capacidades do homem, o vício como um dos constituintes da irresponsabilidade em ...

Quais os principais temas da Filosofia Patrística?

Ou seja, eles buscavam a racionalização da fé cristã. Portanto, os principais temas explorados estavam ancorados nas vertentes do maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo. São eles: criação do mundo; ressurreição e encarnação; corpo e alma; pecados; livre arbítrio; predestinação divina.

Em que a filosofia moderna e diferente da medieval?

Já a filosofia moderna buscava recuperar o suposto racionalismo clássico, de modo que combatia as interpretações teológicas da Filosofia Medieval em prol da aplicação de um modelo experimental e crítico, por meio do qual a religião não poderia ser visto como forma de justificar a verdade filosófica.