A taxa de câmbio é uma variável importante dentro de uma economia, pois pode influenciar o nível de produção e de inflação dessa economia, além do próprio comércio externo e dos movimentos de capital relacionados a esse país, e de vários outros aspectos de sua economia.
Aqui, uma autoridade monetária determina um valor fixo de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional. A conversão é garantida pelo Banco Central por aquele preço. Para esse tipo de regime, o país deve ter uma reserva internacional considerável para cobrir a entrada e a saída da moeda estrangeira.
O valor de uma moeda é afeta pelo nível de confiança que o mercado tem sobre a mesma. A inflação, a deflação , oferta e procura são um dos principais fatores que afetam o valor da moeda.
O total de importações e de exportações também influencia na balança comercial, que, por sua vez, impacta na variação cambial. Quanto mais positivo for o saldo da balança comercial (ou seja, quanto mais dólares entrarem no país), mais valorizada está a moeda e, portanto, mais alta é a variação cambial.
Assim como em qualquer mercado, a lei da oferta e demanda interfere no valor do Bitcoin. ... Da mesma forma, a procura pela moeda se modifica de acordo com o período e a situação do mercado. E a valorização ou a desvalorização da moeda se dá, também, a partir dessas oscilações.
De forma simples, a taxa de câmbio é o valor de uma moeda estrangeira em relação à moeda nacional. ... O Banco Central do Brasil adotou a taxa cambial flutuante, isso significa que os valores da moeda são definidos pela lei da oferta e procura, de forma livre.