A 1ª fase do modernismo também foi liderada por outros grandes nomes da literatura, da música e das artes plásticas, como: Alcântara Machado (1901 – 1935);...Principais autores e suas obras
Compartilhe! São todas características do Pré-Modernismo, exceto: ... d) O Pré-Modernismo sobrepôs-se ao Parnasianismo, escola literária vigente em meados do século XX, gozando de amplo prestígio entre as camadas mais cultas da sociedade.
Pré-modernismo é como ficou conhecido o período literário brasileiro que vai de 1902 até 1922. Na Europa, o período que antecedeu ao modernismo foi marcado pela tensão política entre os países imperialistas e pelo surgimento dos movimentos de vanguarda.
Principais características do movimento No campo da poesia, a Geração de 45 nega a liberdade formal, as ironias, as sátiras e outras características modernistas, buscando uma poesia mais equilibrada e séria (como a de João Cabral e Melo Neto).
Características, autores e obras A prosa modernista da “Geração de 45” se divide urbana, regionalista e intimista. A obra de Clarice Lispector (1920-1977) é excelente representante da prosa intimista com obras como “A Cidade Sitiada” (1949), “A Paixão Segundo GH” (1964) e “A Hora da Estrela” (1977).
Quando falamos em geração de 45, ou ainda, terceira fase modernista, estamos nos referindo a uma das três etapas que compõe o modernismo, movimento artístico e cultural que teve origem durante o século XIX, mas que chegou ao Brasil com a Semana da Arte Moderna no ano de 1922.
Foi marcada pelo radicalismo, inspirado nas vanguardas europeias. Na Segunda Fase Modernista (1930-1945), conhecida como “Fase de Consolidação” o movimento foi marcado pelo nacionalismo e regionalismo com predomínio da “prosa de ficção”.
Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e Guimarães Rosa fazem parte do grupo de escritores da nova geração da literatura brasileira. Saiba mais sobre as características da 3ª fase do modernismo e seus respectivos autores.
O modernismo no Brasil foi um longo período (1922-1960) que reuniu diversas características e obras, por isso, esteve dividido em três fases, também chamadas de gerações: Primeira fase modernista (1922-1930) - a fase heroica ou de destruição. Segunda fase modernista (1930-1945) - a fase de consolidação ou geração de 30.
Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil. A produção literária do segunda fase do movimento modernista no Brasil (1930-1945) é encabeçada na poesia por Murilo Mendes, Jorge de Lima, Carlos Drummond de Andrade, Cecília Meireles e Vinícius de Moraes.