Conheça alguns fatores que interferem na cicatrização de feridas
Após 48 a 96 horas após o ferimento, os leucócitos predominantes nas feridas são os macrófagos. Derivados de monócitos extravasados, os macrófagos são essenciais para cicatrização de feridas. Eles executam diversas tarefas ao longo de ambos os processos inflamatórios e na fase proliferativa da cicatrização de feridas.
A cicatrização é um processo complexo, que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos, visando a restauração da função e estruturas normais dos tecidos. Envolve três etapas básicas: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação.
O processo de cicatrização ocorre fundamentalmente em três fases: inflamação, formação de tecido de granulação e deposição de matriz extracelular e remodelação. Os eventos celulares e tissulares de cada uma dessas fases estão descritos e discutidos.
Pele macerada ou maceração da pele é um termo usado pelos especialistas para descrever o tecido que ficou exposto a um fluido por um longo período de tempo. Pode ser o líquido que drena de uma ferida, por exemplo – chamado de exsudato.