19 efeitos secundários do excesso de cafeína
Um desses receptores é o do neurotransmissor adenosina, uma substância química, produzida pelos neurônios com função de induzir o sono e o relaxamento. E, quando a cafeína se liga aos receptores de adenosina, bloqueia a ação desse neurotransmissor e assim ficamos mais dispostos e alertas.
Café e asma – De acordo com estudos epidemiológicos desenvolvidos nesta área, a probabilidade dos consumidores moderados de café desenvolverem os sintomas usuais de asma é, em média, 30% menor do que os não consumidores, sendo o efeito benéfico significativamente dependente da dose ingerida.
Como o energético age no corpo? O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência.
É recomendado evitar o consumo em excesso dos energéticos. Todos esses efeitos como ansiedade, taquicardia, zumbidos e aumentar o estado de vigília, podem comprometer o sono. A bebida aumenta o número de despertares à noite e deve ser evitada algumas horas antes de dormir.
Por serem ricos em cafeína, quando consumidos em excesso, energéticos provocam insônia, palpitações, dores no estômago e tonturas.
Não é incomum encontrar homens consumindo latinhas de energético pela manhã para aguentar o ritmo do trabalho após um happy hour animado. Ricos em cafeína, estas bebidas são estimulantes, mas não devem ser consumidas em exagero, pois podem fazer mal à saúde.
A vitamina B combate o cansaço e a taurina turbina a disposição, a atenção e o foco. Quando vazio, o estômago sofre com a ação da cafeína, que irrita as paredes do órgão. Isso pode resultar em azia, gastrite ou até úlcera. Por isso, pessoas que já sofrem com esses problemas devem evitar o consumo da bebida.
Art. 1º Fica proibida a venda, a oferta, e o consumo de bebida energética, ainda que gratuitamente, aos menores de 18 (dezoito) anos de idade. Art. 2º Os estabelecimentos que comercializam produtos energéticos ficam obrigados a afixar avisos em locais de fácil visualização sobre a proibição prevista nesta Lei.