A refração é um fenômeno que ocorre quando o feixe de luz, vindo do ambiente externo, atravessa o globo ocular para formar a imagem na retina. A incidência da luz na retina permite a formação de uma imagem nítida.
O descolamento seroso ou exsudativo da retina ocorre devido a inflamação, lesões ou anormalidades vasculares que resultam na acumulação de fluido sob a retina, sem a presença de um buraco ou rasgadura.
O cristalino do olho é um dos responsáveis por enxergarmos o mundo com foco. No entanto, pode ser acometido por algumas doenças, como a catarata e as alterações de grau. Os nossos olhos funcionam como uma máquina fotográfica (ou seria o contrário?).
O cristalino é o que podemos dizer de a lente dos olhos. É um sistema organizado localizado entre a íris e o humor vítreo dos olhos. Constituído de células também dispostas longitudinalmente, que vão perdendo as suas organelas em sua formação, enfim ficando com uma aparência transparente como conhecemos.
Caso o liquido deixe de ser o cristalino, a imagem é gerada até o encéfalo é totalmente cortado, a lente viraria uma especie de tampão e deveria ser retirada.
O músculo ciliar possui uma grande importância na visão das pessoas. Isso porque é ele que controla a acomodação do olho para que possamos visualizar os objetos em várias distâncias e regula o humor aquoso que passa pelo canal de Schlemm.
O corpo ciliar é a parte anterior da coróide, à qual está ligado o cristalino graças a várias fibras chamadas zónulas ou ligamentos suspensores do cristalino. Tem um papel fundamental na secreção do humor aquoso e na focagem dos raios de luz para permitir a visão.
O músculo ciliar está localizado no interior do corpo ciliar (uma das divisões da úvea ou túnica vascular do globo ocular) e é responsável pela acomodação da lente ou cristalino; e os músculos esfíncter da pupila e dilatador da pupila estão localizados na íris, outra divisão da túnica vascular.
O corpo ciliar pertence a um subconjunto de órgãos no globo ocular. Localizado entre a íris e a coróide, o corpo ciliar garante que o olho recebe quantidades adequadas de líquido humor aquoso, o qual fornece nutrição para os tecidos e ajuda a manter a quantidade certa de pressão dentro do globo ocular.
Humor aquoso é o nome dado ao fluido transparente que preenche a câmara anterior e posterior do olho. O humor aquoso tem a função de nutrir a córnea e o cristalino e mantém uma pressão hidrostática conveniente para o olho.
2) INTERMEDIÁRIA:formada pela coróide (nutrição do olho), corpo ciliar (estrutura responsável pela produção do humor vítreo e regulação da convexidade do cristalino) e a íris (porção que dá cor aos olhos). A íris tem um orifício chamado pupila cujo diâmetro varia conforme a luminosidade do ambiente.
Também chamada de esclerótica, a esclera é chamada popularmente de “a parte branca do olho”, e tem as funções de proteger as estruturas mais internas do órgão e de fixar os músculos extraoculares que permitem o movimento dos nossos olhos.