Procure seu dentista e trate do problema. Se um acidente dentário acontecer, não hesite em procurar ajuda com um profissional no assunto. "Primeiro, o odontologista vai diagnosticar o tipo de fratura, horizontal ou vertical, assim como o seu alcance", explica.
Uma extração cirúrgica é um procedimento mais complexo. Ela é usada caso um dente esteja quebrado na linha da gengiva ou se ainda não nasceu. Esse tipo de extração é realizado por um cirurgião-dentista. No entanto, elas também podem ser feitas por dentistas gerais.
Primeiros socorros: O que fazer se meu filho quebrar o dente?
É aconselhado marcar uma consulta no dentista para avaliar a necessidade de tratamento especializado do dente. Mesmo se seja um dente de leite, o dentista poderá orientar que seja feita uma restauração porque o dente quebrado é mais difícil de limpar e favorece a instalação da cárie e da placa bacteriana.
Se o dente ainda for de leite, dependendo do tipo de trauma sofrido, o especialista pode optar por evitar o reimplante, se notar que ele atrapalhará o nascimento do permanente.
Neste caso, da criança ter quebrado um pedaço do dente você deve colocar esse pedaço no leite, na água ou até mesmo usar a saliva da criança para manter o dente hidratado. Feito isso, leve para mostrar ao dentista para lá em seu consultório ele avaliar quais as possibilidades de tratamento.
O dente pode lascar quando sofre algum impacto — como um acidente, uma queda ou a prática de algum esporte de contato. Nesse caso, inclusive, é fundamental utilizar um protetor de boca ou um equipamento de proteção.
Crianças com dente de leite também podem receber esse tipo de restauração, já que o ionômero de vidro libera flúor na dentição, ajudando a combater as bactérias causadoras de cáries. O custo não é alto — podendo, inclusive, ser menor que o da resina.
É importante não forçar para remover o dente antes do momento ideal. Isso pode prejudicar a dentição permanente, caso o dente permanente não esteja no momento certo de erupcionar, além de poder causar dor, muito sangramento e consequente trauma na criança.
Qual o momento certo de tirar o dente de leite? Normalmente, os primeiros dentes de leite começam a cair no período entre 4 e 6 anos de idade. Quando um dente começa a cair, leva cerca de um mês até o fim do processo. Enquanto isso, os dentes vão ficando moles e a raiz se desprende, naturalmente, da gengiva da criança.
Portanto sempre que você notar algum dente permanente nascendo sem que o dente de leite tenha caído, leve a criança na Odontopediatra para uma avaliação. Normalmente a extração é bem simples, feita com anestesia e sem dor.
É importante destacar que não se deve forçar para que o dente de leite caia. Quando ele já estiver bem mole é possível estimulá-lo a sair naturalmente. Balançar de um lado para o outro ou comer alimentos rígidos para incentivar a mastigação, como maçã e cenoura, são dicas para essa etapa.
Em média, os primeiros dentes de leite que irão cair e ser substituídos serão os incisivos centrais inferiores, por volta dos 6 anos de idade. Dos 7 aos 8 anos, cairão os incisivos laterais inferiores e incisivos centrais superiores. Entre 8 e 9 anos é a vez dos incisivos laterais superiores.
Após a queda do dente de leite o mais comum é que o dente permanente nasça em até 3 meses. No entanto, em algumas crianças este tempo pode ser maior, e por isso é importante o acompanhamento do dentista ou do pediatra.
Crianças têm aproximadamente 20 dentes de leite, sendo 10 na parte superior e 10 na inferior da boca. Esses dentes reservam espaço para os dentes permanentes que irão substituir os dentes decíduos após estes caírem.
Anquilose dental é a fusão das raízes do dente de leite com o osso em que ele está inserido. Por isso o dente não amolece e é comum observar que ele está mais baixo que os dentes próximos. Isso acontece porque a anquilose segura o dente naquela posição, impedindo sua erupção.
Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade. Os últimos oito dentes a nascer são os primeiros e os segundos molares - quatro de cada. Os primeiros molares superiores podem levar mais tempo para emergir (13 a 19 meses), enquanto os primeiros inferiores começam mais tarde e terminam mais cedo (14 a 18 meses).
De acordo com a American Dental Association, em uma dentição normal, todos os 32 dentes permanentes já nasceram por volta dos 21 anos de idade, substituindo os primeiros 20 dentes decíduos ou "dentes de leite".
Olá! Realmente não é normal nessa idade ainda ter dentes de leite. É importante buscar um profissional para saber as melhores formas de tratamento para o seu caso. Se pode resolver com aparelho, se precisa mesmo extrair, se é caso de colocar algum tipo de prótese ou implante.
“A troca começa a acontecer lá pelos seis anos de idade; o normal é que todos os decíduos caiam até os 13 anos”, estipula Simone.
Não é possível colocar aparelho fixo nos dentes de leite, já que é necessário que a criança já esteja pelo menos com uma dentição mista, ou seja, alguns dentes permanentes, para poder fixar a estrutura do aparelho. De qualquer forma, o aparelho fixo não é a única alternativa de tratamento para crianças.
Limite de idade para colocar aparelho ortodôntico Ao contrário do que muitas pessoas podem pensar, não existe uma idade limite para se iniciar um tratamento com aparelho ortodôntico, desde que a condição bucal seja favorável e não haja perda óssea.