No equinócio de outono o Sol nasce exatamente no ponto cardeal leste. No solstício de inverno o Sol nasce bastante deslocado para o norte (ou à esquerda do leste). E no solstício de verão o Sol nasce bastante deslocado para o sul (ou à direita do leste).
Basicamente , a sombra "se move" quando a luz ou o objeto se move , sendo assim a sombra se desloca. Percebemos que a sombra de um prédio por exemplo, se move ao longo do dia, justamente por que a terra se move em seu próprio eixo através do movimento de rotação.
No hemisfério norte o solstício de verão ocorre por volta do dia 21 de junho e o solstício de inverno por volta do dia 21 de dezembro. Estas datas marcam o início das respectivas estações do ano neste hemisfério.
Dizemos que este ponto marca o início do verão no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte. Praticamente seis meses depois, ao redor do dia 21 de junho, ocorre o inverso, maior radiação no hemisfério norte e menos no sul. Nos pontos da Terra sobre o trópico de Câncer, teremos Sol a pino ao meio-dia.
Muitas pessoas no Brasil já podem ter reparado que, de uns dias pra cá, o sol parece estar nascendo mais cedo e se pondo mais tarde. Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão.
Esta terça-feira, 22 de dezembro, marca o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. O dia do início da estação é chamado de solstício de verão. Hoje é o dia mais longo do ano.
O solstício de inverno ocorre quando o Sol atinge a maior distância angular em relação ao plano que passa pela linha do Equador. Os solstícios ocorrem duas vezes ao ano - no dia 20 ou 21 de junho acontece o solstício de verão, e no dia 21 ou 22 de dezembro ocorre o solstício de inverno.
Resposta. Os equinócios acontecem duas vezes por ano: 20 de março e 23 de setembro. No equinócio de 20 de março, data que marca o início da primavera, os dias são mais longos do que as noites, isso no hemisfério Norte. Já no hemisfério Sul, a data marca o começo do outono, com noites mais longas do que os dias.
Só quando o Sol passa pelo equador dia e noite ficam iguais. O eixo de rotação da Terra está inclinado com relação ao plano de sua trajetória ao redor do Sol. Por isso, durante seis meses o hemisfério norte fica voltado para o astro e seus dias são mais longos que as noites.
O Solstício de Inverno ocorre no Hemisfério Sul em 20 de junho de 2020, às 18h 44min. É o dia claro mais curto do ano, e consequentemente, a noite mais longa do ano. Nascer do Sol. Por do Sol.
O solstício de verão é a época do ano em que o sol atinge sua maior ou menor altura aparente no céu, de acordo com o hemisfério, as durações do dia ou da noite são as máximas do ano.
Um dia no 1º sentido, tem 24 horas. O dia, no segundo sentido dura o tempo em que o sol estiver aparecendo no céu. A noite é o nome do período em que o sol sumiu do céu devido a rotação da terra, que encobre a sua visão. Na média, dia e noite deveriam ter cada um, 12 horas de duração.
A chegada do inverno nesta terça-feira marca também a noite mais longa do ano no Hemisfério Sul - que terá 14 horas de duração.