EQST

Quais As Principais Mudanças Trazidas Pela Constituiço De 1934 Assinale Tudo Aquilo Que For Correto?

Quais as principais mudanças trazidas pela Constituiço de 1934 assinale tudo aquilo que for correto? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as principais mudanças trazidas pela Constituição de 1934 assinale tudo aquilo que for correto?

Entre muitos itens foram respeitados o princípio federalista que mantinha a nação como uma República Federativa; o uso de eleições diretas para escolha dos membros dos poderes Executivo e Legislativo; e a separação dos poderes em Executivo, Legislativo e Judiciário.

O que mais marcou a Era Vargas?

A Revolução Constitucionalista de 1932 foi um dos fatos que mais marcaram essa fase e pressionou para que uma nova Constituição fosse elaborada. Com o surgimento da Constituição de 1934, uma nova fase da Era Vargas iniciou-se. O período do Governo Constitucional começou em 1934 e terminou em 1937.

Quais foram as contribuições da era Vargas para a política trabalhista?

Durante esse período, também se destacou a política trabalhista, destacando-se a criação do salário-mínimo (1940) e Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) em 1943. Os sindicatos passaram para o controle do Estado.

Qual era o objetivo do DIP Brainly?

Instituído durante a ditadura do Estado Novo, o DIP era um dos principais "equipamentos" de Vargas na construção do consenso político, vigiando tanto a produção de arte no país - censurando, por exemplo, sambas que parecessem críticos ao governo - quanto ao que era realizado nas escolas.

Qual era o objetivo de Vargas ao controlar os meios de comunicação durante o Estado Novo?

O DIP fazia a censura dos meios de comunicação – jornais, revistas, rádio, cinema – e coordenava a propaganda oficial. Um de seus objetivos era criar na população um verdadeiro culto à personalidade do presidente Vargas.

Como o DIP atuava junto aos meios de comunicação especialmente o rádio?

Resposta. Ao DIP (Departamento de Imprensa e Propaganda) cabia a tarefa exclusiva de cuidar de toda a publicidade e propaganda dos órgãos do governo e da administração pública federal, assim como de todas as suas autarquias. O DIP dedicava parte de seus recursos à censura aos meios de comunicação brasileiros.

O que foi a propaganda varguista?

O Departamento de Imprensa e Propaganda ou simplesmente DIP era um órgão do Estado Novo, a ditadura de Getúlio Vargas. Foi criado em 1939, por meio de um decreto-lei, e tinha como função realizar a propaganda oficial do governo e censurar as informações. Foi extinto em 1945, com o enfraquecimento da ditadura varguista.