Na Função Emotiva o destaque é para o emissor. Ela consiste nas visões pessoais de quem elabora a mensagem, que se pode identificar através do estado de ânimo, sentimentos e emoções. Ela é caracterizada por pontuações como as reticências, pontos de exclamações (!), ponto de interrogação (?) e interjeições.
Resposta. A ênfase é dada ao emissor da mensagem. Ela está presente em artigos de opinião, diários, cartas pessoais, poemas, músicas, entre outros.
Linguagem receptiva é a capacidade de o indivíduo compreender o que ouve e lê. Este artigo objetiva avaliar o desempenho de crianças pré-escolares quanto ao vocabulário receptivo.
– Use linguagem corporal e expressões faciais para ajudá-lo a entender visualmente o que você está dizendo. – Evite distrações, desligando sons de fundo, como televisão ou rádio, quando estiver falando. – Incentive-o a pedir que você esclareça algo ou repita o que disse se ele não entendeu da primeira vez.
Estratégias para estimular a fala em uma criança autista
A fala e a escrita, são consideradas habilidades produtivas (ou expressivas); e a leitura e compreensão oral, receptivas. Em alguns casos elas têm tido um tratamento desintegrado no ensino, em função do objetivo do curso, das necessidades dos alunos, do currículo da escola, etc.
Dessa forma, foram elaborados dois questionários – um para os alunos e outro para os professores – quanto ao uso das múltiplas linguagens em sala de aula, para verificar se as quatro habilidades comunicativas – ler, escrever, ouvir e falar – são trabalhadas nas aulas de língua estrangeira.
Escutar, falar, ler e escrever são quatro habilidades básicas que nos permitem agir socialmente no uso da língua. Ou seja, essas são as habilidades linguísticas que as pessoas desenvolvem ao se relacionarem e comunicarem umas com as outras.
1. Lista alfabética, explicativa ou não, de palavras de uma língua ou das palavras usadas numa ciência ou arte.