EQST

Onde Usar O Se?

Onde usar o se? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Onde usar o se?

Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.

O que o se pode ser?

Como CONJUNÇÃO SUBORDINATIVA, o “SEpode ser: Pode ser substituída pelas construções 'já que', 'visto que' e 'por que'. É utilizada na oração subordinada para indicar a causa da oração principal. Exemplo: Se você não chegou, tivemos que improvisar um apresentador.

Porque atrai o se?

7) As conjunções subordinativas e coordenativas (quando, se, como, porque, logo que, conforme, mas) pedem o pronome junto de si.

Como usar a palavra me?

Me: pronome oblíquo átono que exerce a função de objeto direto ou indireto. Não vem acompanhado de preposição. Mim: pronome oblíquo tônico que exerce a função de objeto direto. Sempre vem acompanhado de preposição.

Quando se usa a Enclise?

Lembrando que a Ênclise somente é usada quando o uso da Próclise ou da Mesóclise não são possíveis:

  1. Quando o verbo inicia a oração. Exemplo: Fez-me um favor. ...
  2. Com verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Quando eu avisar, retirem-no da sala.
  3. Com verbo no infinitivo impessoal. ...
  4. Com verbo no gerúndio.