Baixos níveis de proteína na urina são considerados normais, isso porque as proteínas são moléculas grandes e não conseguem passar através dos glomérulos ou filtros renais, sendo anormal a presença na urina.
Para fazer este exame, é necessário coletar toda a urina em um recipiente próprio durante um período de 24 horas, devendo ser levada ao laboratório que irá analisar os valores.
A presença de proteínas na urina é chamada de proteinúria e deve ser sempre investigada. O exame da urina de 24 horas é normalmente feito para se quantificar com exatidão a quantidade de proteínas que se está perdendo na urina (leia: URINA 24 HORAS | Como colher e para que serve).
Uma das principais causas da urina espumosa é a presença de proteínas na urina. O excesso de proteínas pode ocorrer após a prática intensa de exercício físico, ingestão excessiva de suplementos de proteína ou pode ser indicativo de problemas nos rins, pressão alta não tratada e diabetes, por exemplo.
Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.
Quando a ureia aumentada é consequência da desidratação, por exemplo, é recomendada o aumento da ingestão de bastante líquidos durante o dia, pois assim é possível normalizar os níveis de ureia no sangue.
Alimentos ricos em purinas de origem vegetal não precisam e nem devem ser evitados, pois são excelentes fontes de fibras, vitaminas e minerais. Deve ser estimulado o consumo de laticínios com baixo teor de gordura (leite desnatado, queijos magros/light).