1A recomendação médica no geral é que casais esperem cerca de 18 meses para ter o segundo filho. 2Médicos também indicam que esse tempo não ultrapasse de cinco anos.
Quais pontos devo considerar antes de tomar a decisão? O nascimento do segundo filho exigirá que toda a família se adapte à novidade. A rotina deve ser alterada para que os pais consigam dividir a atenção entre as duas crianças. As finanças também precisam de planejamento, para que o casal não passe por apertos.
5 coisas que você precisa saber sobre o segundo filho
Uma das coisas que devem ser consideradas antes de ter um segundo filho é a condição física da futura mãe. É importante que tenha passado determinado tempo desde o nascimento do primeiro filho. Se já se passaram alguns meses e se foi retomada a atividade sexual sem complicações, isso pode ser um bom sinal.
Dito isto, vamos aos demais sinais que podem ajudar a determinar uma boa hora de aumentar a família.
Normalmente, casos de segunda gravidez são mais fáceis sob o olhar médico. O importante é que o casal tenha essa disponibilidade em buscar o motivo da infertilidade atual. Após um ano de tentativas, um bom profissional deve ser consultado e esse pedir alguns exames complementares para verificar a saúde do casal.
Genética humana descreve o estudo da transmissão genética em seres humanos, englobando uma variedade de áreas como genética clássica, citogenética, genética molecular, genética bioquímica, genética populacional, genética do desenvolvimento, genética clínica e aconselhamento genético.