Em Cirurgia Oral a osteotomia pode ser realizada de forma isolada ou associada a odontosecção, logo a escolha do material rotatório a utilizar depende do acto clínico. Actualmente, utilizam-se na prática clínica brocas de aço, tungsténio e cerâmica.
Outros modelos
A odontosecção ou separação do dente em parte para facilitar sua remoção, é um recurso útil em muitos casos. O princípio básico na remoção de dentes inclusos é o emprego da técnica do seccionamento.
O motivo é que os canais de um dente constituem um sistema único e comunicante. No caso do 27, na grande maioria dos casos, há quatro canais (dois deles estão em uma mesma raiz).
Além do sangramento, também é comum sentir um ligeiro inchaço da gengiva e do rosto na região em volta do dente que foi removido. Para aliviar esse desconforto é importante aplicar compressas com gelo sobre o rosto, no local onde estava o dente. Este procedimento pode ser repetido a cada 30 minutos, por 5 a 10 minutos.
Após a cirurgia, é normal que o paciente sinta dor. Esse desconforto ocorre devido a um processo inflamatório que se instala logo depois da extração e, de acordo com o dentista, isso é fisiologicamente comum.