O trabalho é uma energia que relaciona o esforço para deslocar um corpo. Já o calor, é uma energia térmica que é transmitida de um corpo de maior temperatura para um de menor temperatura, ocasionando um equilíbrio térmico.
Interpretação Molecular do Calor e do Trabalho Quando um sistema aquece suas vizinhanças, suas moléculas estimulam o movimento termal das moléculas das vizinhanças. Em contraste, o trabalho é a transferência de energia que faz uso do movimento organizado. ... A distinção entre trabalho e calor é feita nas vizinhanças.
Não é possível construir uma máquina térmica que transforme integralmente o calor em trabalho. ... Esses aparelhos funcionam entre duas fontes, uma quente e uma fria, e do fluxo de calor da fonte quente para a fonte fria, parte é transformada em trabalho, como esquematizado na figura abaixo.
, o que é impossível, pois a máquina deveria receber mais calor do que o que o refrigerador é capaz de liberar. Assim, a maior eficiência possível de uma máquina térmica é a de Carnot, que, como provado anteriormente, é sempre menor que a unidade, logo, não existe máquina térmica perfeita com eficiência de 100%.
A Segunda Lei da Termodinâmica que diz que é impossível transformar todo calor em trabalho, reflete o fato de que nenhuma máquina térmica tem 100% de eficiência, portanto, o rendimento de tais máquinas é sempre inferior a 100%. ... ou seja, , o que deixa claro que sua eficiência é menor do que 1.
Máquinas térmicas são dispositivos que transformam a energia interna de um combustível em energia mecânica. Máquinas térmicas convertem calor em trabalho. Elas funcionam em ciclos e utilizam duas fontes de temperaturas diferentes – uma fonte quente e uma fonte fria.
Máquinas térmicas são dispositivos capazes de transformar energia térmica em trabalho mecânico. ... Os motores de combustão interna, como aqueles que movem os automóveis, são exemplos de máquinas térmicas.
Motores de combustão interna, como aqueles movidos a álcool, gasolina e diesel; Máquinas a vapor; Usinas termoelétricas.
Acesso em: Hoje os motores são movidos por combustão interna, usando outras formas de combustíveis em substituição ao carvão como, por exemplo, diesel, álcool e/ou gasolina.