Órgãos efetores: executam as respostas aos estímulos. Geralmente, são os músculos e glândulas, que realizam movimentos e produzem substâncias que regulam o metabolismo, respectivamente.
As fibras eferentes, por sua vez, garantem que os impulsos do sistema nervoso central cheguem até os órgãos efetores. Os nervos que apresentam apenas fibras aferentes recebem o nome de nervos sensoriais, e aqueles que possuem apenas fibras eferentes são chamados de motores.
Verificado por especialistas. A diferença entre neurônio aferente e eferente é que os neurônio aferentes recebem os estímulos sensorias e os neurônios eferentes transmitem os impulsos motores.
LESÕES PIRAMIDAIS Lesões na área motora (4) ou no trato piramidal inicialmente causam paralisia flácida, com perda do tonus e dos reflexos miotáticos. Após algumas semanas, instala-se uma paralisia espástica, com hipertonia e hiperreflexia.
O sistema límbico, também conhecido como cérebro emocional, é um conjunto de estruturas localizado no cérebro de mamíferos, abaixo do córtex e responsável por todas as respostas emocionais.
As mais conhecidas funções dos NB estão associadas aos sistemas motores somático (circuito motor) e visual (circuito oculomotor). No entanto, ainda não está bem esclarecido o papel dos circuitos pré-frontal dorsolateral, órbito-frontal lateral e límbico nos distúrbios cognitivos e associativos.