A diferença no timbre de diversos sons vem do fato de que as ondas sonoras possuem formatos diferentes. Exemplificando: a forma da onda sonora emitida por um violino é diferente da forma da onda sonora emitida por uma flauta, mesmo que esses dois instrumentos estejam emitindo a mesma nota musical.
Há diversas razões para que um instrumento seja transpositor. Alguns instrumentos como o clarinete e o saxofone possuem diversos tamanhos. Estes instrumentos são transpositores para que um músico possa tocar qualquer instrumento da mesma família, sem ter que aprender diversos dedilhados.
O Sax então tocando uma nota Dó (para o sax), se o piano quiser emitir o mesmo som, O Piano vai ter que Subir 1 tom e meio (pois o caixote dele está embaixo – o Sax está em cima) ... E o Piano terá que tocar Re#. Finalizando, ... A nota dó no Sax alto (Foco no Sax) é Mib no Piano.
Ao diminuir meio tom de uma nota natural teremos a mesma nota mas agora ela sendo bemol. Por exemplo, a nota Si, ao diminuir meio tom dela teremos o Si bemol. Pelo teclado, a nota Bemol será a tecla anterior a nota natural. Veja outro exemplo, o da nota Mi.
Si bemol (Si♭ na notação europeia e B♭ na americana) é uma nota musical um semitom acima de lá e uma abaixo de si. É, pois, enarmônica das notas lá sustenido e dó dobrado bemol.
Para tocar uma grande escala maior no piano, basta seguir uma regra fundamental. Sempre respeite o intervalo do modo maior: tom, tom, semitom, tom, tom, tom, semitom. Assim, para tocar uma escala de Dó maior, é preciso tocar: dó-ré-mi-fá-sol-lá-si-dó.
Treinar sua destreza é treinar sua qualidade de toque. Se você quer tocar o que quiser, vai precisar passar por esse caminho. Que se trate de tocar músicas mais difíceis, tocar piano e cantar ao mesmo tempo, ou até (e acima de tudo) fazer composições para piano: é preciso exercitar sua destreza.
Diatônico é um termo que designa o conjunto de uma escala maior, que se estabelece através dos fundamentos primordiais dessa sistematização por tensionamento e resolução. Por possível neologismo, já que essa estrutura está para a música tonal tal qual para a música modal.
A escala diatônica, como falamos, é composta por sete notas em intervalos de tons e semitons. Já a escala cromática é composta apenas por intervalos de semitons, totalizando doze notas.
Os tons e semitons existentes na escala diatônica são chamados de naturais. Cada nota da escala tem uma função de acordo com os graus.
Ré menor (abreviada no sistema europeu como Ré m, e como Dm no sistema norte-americano) é a tonalidade em que consiste a escala menor de ré, e contém as notas ré, mi, fá, sol, lá, si bemol, dó e ré. ... Sua tonalidade relativa é fá maior e sua tonalidade homônima é ré maior.