Jamais se esqueça que os costumes e tradições não são regras inquebráveis, e o que vale mesmo é o que faz sentido para o casal. Portanto, nada impede que alianças de casamento sejam feitas de ouro branco, prata ou qualquer outro tipo de material.
No contexto do casamento, as alianças celebram um acordo de cumplicidade, amor e fidelidade. Desse modo, esse simples objeto ganhou um significado muito simbólico: representa um elo material e espiritual entre duas pessoas, as quais compartilham as alegrias e tristezas da vida.
Não existe uma data específica para oficializar o relacionamento. O momento certo para dar aliança de namoro depende da intensidade do sentimento que a pessoa tem pela outra, vontade de demonstrar a seriedade da relação e o desejo de mostrar aos familiares e amigos que o casal está cada vez mais unido.
Quase todos os povos os usaram: hebreus, gregos e romanos, entre outros. Alguns, em função de suas crenças, que consideram o lado espiritual das joias e bijuterias; outros, para evocar autoridade ou poder. Todo mundo sabe, por exemplo, que uma aliança no dedo anelar esquerdo significa que a pessoa é comprometida.
prata
Anel de compromisso é um objeto simbólico que representa o pacto ou a promessa entre duas pessoas. ... A aliança de noivado é um exemplo de anel de compromisso, pois é utilizado não apenas como um simples adereço, mas também como um sinal de que aquelas pessoas estão comprometidas uma com a outra.
Alianças de namoro: 4 dicas para escolher o modelo perfeito
Essas alianças são as mesmas que serão usadas pelos dois após o casamento. Durante todo o período do noivado, o noivo e a noiva usam a aliança no dedo anular da mão direita. ... Ele permanecerá neste dedo (da mão direita) após o casamento, já que a aliança será usada na mão esquerda.
Geralmente as alianças tem formato de faixa, podem ser mais grossas ou mais finas, e geralmente são mais simples, se forem comparadas com o anel de noivado. As alianças não possuem um diamante ou gema central. ... As alianças são usadas no mesmo dedo que o anel de noivado e por isso que são facilmente tão confundidas.
Tradicionalmente, após o pedido de casamento, a noiva usa o anel de noivado em seu dedo anelar esquerdo durante todo o noivado. A partir do casamento, ele pode ficar preso pela aliança no mesmo dedo ou passar para o dedo anelar da mão direita.
ANEL DE NOIVADO x ALIANÇAS Além da simbologia, há outras pequenas diferenças: Quem usa: no anel de noivado somente a mulher usa. Já no caso das alianças, tanto a noiva quanto o noivo podem usar. Em que mão: anel de noivado na mão esquerda, alianças na mão direita.
O anel de noivado também pode ser colocado na mão que a noiva quiser, e não precisa ser usado todo o tempo como uma aliança. Depois do casamento, ela escolhe se quer usá-lo junto com a aliança. Neste caso, o noivo não usa aliança.
Aqui, muitos casais costumam ficar noivos apenas com alianças, que são as mesmas que serão usadas após o casamento. Durante todo o noivado, ele e ela usarão as alianças no dedo anelar da mão direita. Após o casamento, as alianças passam para o dedo anelar da mão esquerda.
Festa de noivado