Fizemos o exercício com os dados do Censo quanto ao Recife, mas por seus 94 bairros. O resultado traduz bem a sensação que se tem da capital pernambucana.
Os bairros do Recife, de Santo Antônio, de São José e da Boa Vista, estão situados na parte central da cidade, próximos ao encontro dos rios Capibaribe e Beberibe, são ligados por pontes e deram origem ao Recife.
2 RM DO RECIFE A RM do Recife tem população de 3,69 milhões de pessoas (IBGE, Censo 2010) e quatorze municípios a compõem: Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma, Ilha de Itamaracá, Abreu e Lima, Paulista, Olinda, Camaragibe, Recife, Jaboatão dos Guararapes, São Lourenço da Mata, Moreno, Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca.
COHAB é um bairro da zona sul do Recife, pertencente a RPA 6, que faz limite com o Ibura (ao leste), o Jordão (a sudeste), o Barro (ao norte) e ao município de Jaboatão dos Guararapes (ao sul e ao oeste), com os bairros da UR-6, UR-11, Zumbi do Pacheco, Alto Dois Carneiros, Dois Carneiros e Sucupira.
A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.
Significado de Pernambucano adjetivo Pertencente ou relativo a Pernambuco. Etimologia (origem da palavra pernambucano). Do topônimo Pernambuco + ano. substantivo masculino O habitante ou natural de Pernambuco.
A origem do Estado de Pernambuco encontra-se nas terras doadas como capitania hereditária pelo Rei de Portugal a Duarte Coelho, que chegou a Pernambuco, então denominado Nova Luzitânia, em 1535, estabelecendo-se em Olinda. Em 1537 foram fundadas as vilas de Igarassu e de Olinda, a primeira capital do Estado.
Alguns estudiosos afirmam que vem da aglutinação dos termos tupis para'nã, que quer dizer “rio grande” ou “mar”, e buka, “buraco”. Assim, Pernambuco seria um “buraco no mar”, referindo-se ao Canal de Santa Cruz na Ilha de Itamaracá ou à abertura que existe nos arrecifes entre Olinda e o Recife.
Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.
Significado de Recife substantivo masculino Arrecife; rochedo localizado próximo à costa, ligeiramente acima do nível do mar ou completamente submersos, em regiões de pouca profundidade. [Por Extensão] Figurado. Estorvo; obstáculo árduo; em que há dificuldade. ... Etimologia (origem da palavra recife).
Pernambuco perde o território da Comarca do São Francisco, como punição ao desencadeamento do movimento separatista. D. Pedro I anexou o território provisoriamente a Minas Gerais e, em 1827, ao estado da Bahia. A tradição republicana de Pernambuco lhe trouxe perdas territoriais.
Alagoas torna-se um distrito judiciário em 1711 e se separa oficialmente de Pernambuco em 1817 para se tornar uma capitania independente, decreto assinado pelo Rei de Portugal, Dom João VI. Esta separação se deu, dada a importância de Alagoas para a Corte Portuguesa.
Segundo a maioria dos historiadores e professores do Ensino Fundamental, o desmembramento teria sido uma forma de punição da Coroa a Pernambuco por causa da revolução que resultou na Insurreição Pernambucana, e um prêmio à Alagoas por não ter aderido ao movimento republicano, em 1817.
A capital de Pernambuco funcionou como porto de Olinda até o século XVII. Começou a expandir após a invasão dos holandeses. Na condição de porto, tinha 200 casas e após o fim da ocupação holandesa, contava com 2 mil.
Colonização de Pernambuco Através do sistema de Capitanias Hereditárias, Duarte Coelho tomou posse da Capitania de Pernambuco, chamada inicialmente de Capitania Nova Lusitânia. Em 1535 foi fundado o povoado de Olinda e em 1537, esta passou a ser Vila. Igualmente, em 1537, foi fundada a cidade de Recife.
12 de março de 1537
O Recife é conhecido como "Veneza Brasileira" graças à semelhança fluvial de sua área mais central com a cidade europeia de Veneza. Cercado por rios e cortado por pontes, é cheio de ilhas e mangues. Na cidade acontece o encontro dos rios Beberibe e Capibaribe que deságuam no Oceano Atlântico.
Além de encontrar-se ao lado do mar, a cidade do Recife é a foz de dois importantes rios, o Capibaribe e o Beberibe. Além desses, segue-se o Rio Tejipió, que chega às terras centrais da cidade, no bojo do Rio Capibaribe.
Rio Una
484 anos
As praias, a arquitetura histórica e a cultura da capital pernambucana também são ótimos atrativos para turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo. Fundada em 12 de março de 1537, Recife celebra 484 anos em 2021, enquanto que Olinda, fundada dois anos antes (12 de março de 1535), completa 486 anos de existência.
Hoje (12), Olinda e Recife celebram 486 e 484 anos de fundação, respectivamente.
Na quinta-feira (12), capital pernambucana celebra 483 anos, e Olinda, 485.
Não se sabe o dia da fundação de Olinda; sabe-se que o povoado prosperou tanto, que em 1537, já estava elevado à categoria de vila. Em 12 de março de 1537, Duarte Coelho enviou ao rei de Portugal, D. João III, o Foral, carta de doação que descrevia todos os lugares e benfeitorias existentes na Vila de Olinda.
486 anos
Localizada no atual estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535 pelo primeiro donatário da Capitania de Pernambuco, o português Duarte Coelho.
Localizada no estado de Pernambuco, é uma das mais antigas cidades brasileiras, tendo sido fundada (ainda como um povoado) em 1535, por Duarte Coelho. O donatário fez tudo pelo desenvolvimento da terra.
O nome tem origem no grego penelops, possivelmente derivado dos elementos pene, que significa “fio, fibra, trama” e ops, que quer dizer “rosto, olho”. No poema épico de Homero, Odisséia, é o nome da esposa do personagem principal Odisseu, conhecido na mitologia grega também como Ulisses.