EQST

Quais So As Principais Ideias Contidas Na Obra De Bauman Chamada Modernidade Lquida?

Quais são as principais ideias contidas na obra de Bauman chamada modernidade líquida?

Assim, duas das características da modernidade líquida são a substituição da ideia de coletividade e de solidariedade pelo individualismo; e a transformação do cidadão em consumidor.

O que é Modernidade Líquida quais suas principais características?

Modernidade líquida é um termo cunhado pelo filósofo Zygmunt Bauman (1925-2017) para definir o mundo globalizado. A liquidez e sua volatilidade seriam características que vieram desorganizar todas as esferas da vida social como o amor, a cultura, o trabalho, etc. tal qual a conhecíamos até o momento.

Como você explica o tema modernidade líquida?

Ou seja, modernidade líquida é aquela em que tudo se altera rapidamente e não sabemos o que acontecerá em momentos futuros, pois tudo é incerto. A modernidade líquida é o oposto da modernidade sólida. Antes de tudo ficar “líquido”, os tempos eram mais “fixos”, pois as coisas demoravam para mudar e para acontecerem.

Qual a diferença entre modernidade líquida e sólida?

A modernidade líquida seria "um mundo repleto de sinais confusos, propenso a mudar com rapidez e com forma imprevisível. Bauman entende que na modernidade sólida os conceitos , ideias e estruturas sociais era mais rígidas e inflexíveis.

O que é sociedade sólida?

A sociedade sólida, ou seja, da modernidade clássica, sendo concreta era impregnada de certo totalitarismo, posto que seja rígida, sem resiliência e, não se adaptava às novas formas.

Quais mudanças identificamos no que se refere às relações pessoais quando falamos de modernidade líquida?

Esse conceito, construído pelo sociólogo polonês Zigmunt Bauman (1985-2017) nos diz que, com a globalização, as relações se frouxaram, tornaram-se líquidas: nada mais é sólido, ao praticarmos o individualismo, favorecidos pelo uso excessivo da internet, em todos os âmbitos de nosso quotidiano.

Qual a linha de pensamento de Bauman?

Ao mesmo tempo em que buscam o afeto, as pessoas têm medo de desenvolver relacionamentos mais profundos que as imobilizem em um mundo em permanente movimento. Bauman reflete sobre as relações humanas e acredita que os laços de uma sociedade agora se dão em rede, não mais em comunidade.

Quais são as principais características da modernidade?

uso da razão; emancipação em relação as leis divinas, ruptura com valores arcaicos b. libertação dos dogmas; ratificação de valores arcaicos; ratificação do absolutismo e. ... centralização do poder; crítica a igreja católica; crença nas leis naturais.

Quando falamos sobre as características da modernidade estamos falando de?

Resposta. Resposta: A revolução das tecnologias.

Quais as principais características da filosofia Pós-moderna?

As principais características do movimento pós-moderno são a ausência de valores e regras, imprecisão, individualismo, pluralidade, mistura do real e do imaginário (hiper-real), produção em série, espontaneidade e liberdade de expressão.

Como definir a filosofia dita Pós-moderna?

A filosofia pós-moderna é um movimento filosófico que surgiu na segunda metade do século 20 como uma resposta crítica às suposições supostamente presentes nas idéias filosóficas modernistas sobre cultura, identidade, história ou linguagem que foram desenvolvidas durante o Iluminismo do século XVIII.

Qual a crítica filosófica Pós-moderna?

A filosofia pós-moderna pós-estruturalista questiona a importância das relações de poder, personalização e discurso na "construção" da verdade e das visões de mundo. Muitos pós-modernistas parecem negar a existência de uma realidade objetiva e parecem negar a existência de valores morais objetivos.

O que é movimento Pós-modernista Brainly?

O movimento pós-modernista pode ser compreendido como manifestação artística na qual um conjunto de transformações políticas, sociais e principalmente tecnológicas promoveram profunda transformação nas maneiras de expressões artísticas.

Quais são as principais críticas do pensamento Pós-moderno a modernidade?

Criticando os modernistas e a sua fé na razão iluminista, os autores pós-modernistas tendem a argumentar que a racionalidade é muito mais difusa do que o Iluminismo supunha, e que o conhecimento apenas pode ser entendido à luz do tempo, espaço e contexto social em que é construído por indivíduos e grupos.