O teste é útil no acompanhamento de indivíduos profissionalmente expostos ao tolueno (toluol). O tolueno está presente nas colas, gosolina, solventes, agentes de limpeza, entre outros.
Orientações necessárias. - Este exame é realizado em amostra isolada de urina, colhida em frasco sem conservador. - Recomenda-se a coleta de duas amostras de urina, uma no início e outra no fim da jornada de trabalho, após, no mínimo, dois dias seguidos de exposição.
- O ácido metil-hipúrico é o principal produto de biotransformação dos xilenos ou dimetilbenzenos. - É grande o emprego de xileno nas indústrias químicas, de plásticos, de fibras sintéticas, de couro, de tecidos e de papéis, sem contar seu emprego como solvente para tintas.
O termo xileno refere-se ao conjunto de compostos dimetil benzeno, onde a diferença é a posição relativa dos grupos metilas. Esse conjunto de compostos também é conhecido como xilol.
XILENO é largamente utilizado pelas indústrias de tintas e vernizes, sobretudo como solventes para resinas acrílicas. É usado para dissolver a dibenzil celulose, o óleo de mamona, o óleo de linhaça e borracha.
O xilol é utiliza- do nesses laboratórios no momento da montagem da lâmina. Ele é indispensável para realização dos exa- mes. A função deste solvente é tornar os tecidos trans- lúcidos, participando da etapa de seu clareamento ou diafanização (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004).
O tolueno e o xileno são hidrocarbonetos aromáticos, derivados do benzeno, com sua fórmula química C6H6. ... O xileno é benzeno dissubstituído, tendo dois grupos metil substituindo dois átomos de hidrogênio. Na verdade, existem três tipos ou isômeros diferentes de xileno.
Os riscos dependem da intensidade da exposição ao tolueno. Em menor grau, pode ocorrer irritação dos olhos e garganta. Em algumas pessoas, pode provocar processos alérgicos pelo contato com a pele ou pela inalação. Efeitos de intoxicação, como cefaleia, confusão e tonturas, podem ocorrer se a exposição for prolongada.
Das centenas de compostos presentes na gasolina, a mistura de hidrocarbonetos aromáticos benzeno, tolueno e xilenos se destaca por ser parcialmente solúvel em água, nociva à saúde humana. A exemplificar, o benzeno é considerado um composto cancerígeno.
O benzeno é um composto considerado altamente cancerígeno, pois seus metabolitos se instalam na medula óssea e nos tecidos gordurosos. A exposição a ele, além de poder causar câncer (leucemia), pode causar anemia e distúrbios do comportamento.
Efeitos tóxicos da exposição ocupacional ao benzeno Trata-se de um composto orgânico volátil (COV) altamente inflamável com odor passível de reconhecimento no ar em concentrações que oscilam entre 1,5 – 4,7 ppm e na água a 2,0 ppm (ATSDR, 1997).
O benzeno é um composto orgânico classificado como um hidrocarboneto aromático. É bastante utilizado como matéria-prima nas indústrias, em processos laboratoriais, em companhias siderúrgicas e em indústrias petroquímicas para o refino do petróleo.
Os vapores da gasolina, por exemplo, têm diversos elementos químicos perigosos, como o benzeno, que corresponde a 1% de sua composição. “Os riscos de inalar gasolina incluem a possibilidade de desenvolver danos neurológicos, dor de cabeça, infecção pulmonar, tontura, entre outros sintomas.
Morar muito perto de um posto de combustível pode prejudicar a saúde, segundo uma pesquisa da Universidade de Murcia, na Espanha. De acordo com o estudo, os gases dissipados pelo combustível na hora em que os carros são abastecidos contaminam o ar em um raio de até 100 metros.
Removendo com vinagre branco O vinagre tem atributos capazes de remover as moléculas presentes na gasolina. Aplique sobre as mãos e esfregue massageando por cerca de 30 a 45 segundos entre as palmas e dedos. Após perceber que o cheiro de gasolina sumiu, enxágue bem com água e sabão para remover o odor de vinagre.
Cheirar cola ou ingerir gasolina, diluidores de tinta, alguns produtos de limpeza ou querosene podem causar envenenamento por hidrocarboneto. A ingestão ou inalação de hidrocarbonetos pode causar irritação dos pulmões, com tosse, sufocamento, falta de ar e problemas neurológicos.
Pode causar sonolência e vertigem (efeitos narcóticos). Causa dano ao sistema nervoso central, rins e fígado através da exposição repetida ou prolongada. Pode ser mortal em caso de ingestão e por penetração nas vias respiratórias.
A médica também explicou que a ingestão de líquidos tóxicos, independente da quantidade, pode causar sérios problemas de saúde. “Existem solventes que, mesmo ingeridos em pouca quantidade, trazem lesões muito graves ao paciente, que podem causar a morte. Por isso, é preciso ter muito cuidado”, completou.
Primeiros socorros: - lavar bem a pele contaminada com água corrente e sabão por, no mínimo, 10 minutos; - não esquecer de lavar cabelos, axilas, virilhas, barba e dobras do corpo; - no caso de contaminação nos olhos lavar bem com água corrente por 15 minutos. Intoxicação inalatória (pela respiração):১১ সেপ্টেম্বর, ২০১৫
Os solventes orgânicos, de modo geral, são depressores do sistema nervoso central e, de acordo com o período, freqüência e intensidade da exposição, provocam desde sonolência, confusão mental e cefaléia, até depressão respiratória, coma e morte.
Seu uso contínuo e/ou em altas doses pode conferir queda na pressão, convulsões, inconsciência, e até mesmo coma e morte. Em longo prazo, o indivíduo tende a ter suas células neurais lesionadas de forma irreversível, causando, dentre outros sintomas, déficit de atenção e concentração.
Composta por diversas substâncias, como o tolueno e n-hexana, proporciona sensações de excitação, além de alucinações auditivas e visuais que, em contrapartida, são acompanhadas de tontura, náuseas, espirros, tosse, salivação e fotofobia. Tais efeitos são bastante rápidos, levando o indivíduo a inalar novamente.
Benzina, éter, clorofórmio, tolueno, benzeno, metanol, querosene, gasolina, acetona, tetracloreto de carbono (tira-manchas e limpeza de tapetes e carpetes), oxido nitroso (gás hilariante), thinner, errorex, esmalte para unhas, tintas em geral, fluído para isqueiro, fibras sintéticas (orelhão), desodorantes, spray para ...
Os principais tipos de drogas são:
A cocaína geralmente é consumida por aspiração nasal (“cheirada”), ou via intravenosa (dissolvida em água e injetada diretamente na corrente sanguinea). Os O inicio dos efeitos do uso da cocaína variam: cheirando o "pó", os efeitos aparecem entre 10 e 15 minutos.
O broncoespasmo é uma consequência comum entre os usuários de cocaína, provocando sintomas de tosse, sibilos (chiados) pulmonares e dificuldades respiratórias. Cocaína inalada causa contração dos brônquios, com início dentro de 3 minutos após a primeira inalação e durando, pelo menos, 15 minutos.
Efeitos físicos e psíquicos da cocaína