O cruzamento-teste é utilizado para se definir o genótipo de um indivíduo que expressa a característica dominante. Para isso, faz-se o cruzamento com um homozigoto recessivo e através de seus descendentes, pode-se afirmar se o indivíduo em análise apresenta genótipo em homozigose ou em heterozigose.
Fenótipo são as características de um ser vivo, sejam elas morfológicas, fisiológicas e comportamentais. Exemplos: a cor dos olhos e a textura do cabelo.
Ou seja, o fenótipo determina a aparência do indivíduo (em sua maioria, aspectos visíveis), resultante da interação do meio e de seu conjunto de genes (genótipo). ... Exemplos de fenótipo são o formato dos olhos, a tonalidade da pele, cor e textura do cabelo, dentre outros.
O fenótipo de um indivíduo sofre transformações com o passar do tempo. Por exemplo, à medida que envelhecemos o nosso corpo se modifica. Fatores ambientais também podem alterar o fenótipo: se ficarmos expostos à luz do sol, nossa pele escurecerá.
as características hereditárias são transmitidas durante um processo de meiose, onde os cromossomos contém os genes, são gerados aleatoriamente para construir um óvulo e o espermatozóide.
O DNA codifica todas as características de um organismo. Certas combinações dos nucleotídeos do DNA criam diferentes genótipo ou pares de características, que podem ser dominantes ou recessivas e determinam a forma como são expressadas em um organismo. Para determinar o genótipo, use o quadro de Punnett.
O gene dominante A condiciona pigmentação normal da pele e seu alelo a condiciona a ausência de pigmento. Portanto, indivíduos albinos são sempre homozigotos recessivos para este caráter e indivíduos homozigotos dominantes ou heterozigotos têm fenótipo normal quanto à pigmentação da pele.