Capim gordura ajuda na pastagem de animais e é recomendada no tratamento de problemas de hipertensão. O seu plantio é muito popular em fazendas. Contudo, a planta é reconhecida por ser resistente ao solo e necessária para o pasto de animais. Além disso, o capim gordura também é propriedade medicinal.
O capim-gordura, Melinis minutiflora, é uma gramínea de origem africana que invade áreas degradadas da região do Cerrado em detrimento das espécies nativas.
O capim-colonião (Panicum maximum Jacq.) é uma planta daninha de ciclo perene, que tem reprodução por sementes e de forma vegetativa (rizomas). Seu florescimento ocorre durante um longo período. É comum encontrar plantas florescendo e frutificando durante todo o ano.
A semeadura deve ocorrer no início do período de chuvas (entre outubro e novembro). O espaçamento, por sua vez, pode ter entre 0,5 a 1,0 m entre cada cova, e pode até mesmo ser semeado a lanço (jogando as sementes). As covas para semear o capim mombaça podem ser abertas com o auxílio de um enxadão ou manualmente.
Para a semeadura do capim-braquiária, em todos os anos, foi utilizada semeadora de plantio direto com sulcos espaçados 45 cm um do outro.
Aqui, o melhor é plantar na lua nova. Nessa fase, a seiva, que é considerada o sangue da planta, concentra-se mais no caule, para, na sequência, seguir em direção aos ramos.
O capim mombaça é uma variedade de pastagem que exige solos com níveis mínimos de fósforo entre 3 e 5 ppm. Se estabelece melhor em solos argilosos e arenosos. A semeadura pode ser feita a lanço, por plantadeira ou manual a uma profundidade de 0,5 a 1 cm, entre linhas e com compactação da semente.
28 dias
O fósforo é o nutriente que mais limita a produção desse capim no Cerrado, por isso, a adubação fosfatada é imprescindível.
O capim vaquero não se estabelece muito bem em solos pobres. Por se tratar de uma semente muito pequena, precisa ser plantada em uma profundidade mais rasa, cerca de 0,5 cm. Essa forrageira tem a necessidade de ser plantada na estação chuvosa, tendo a preferência por solos naturalmente mais férteis e com PH entre 6-7.
Produção do capim Vaquero No sistema de manejo intensivo, com uso da irrigação por aspersão, estudos mostraram que é possível obter acúmulo de forragem de cerca de 100 kg de matéria seca/ha/dia. Esse volume de forrageira pode suportar em média 8 unidades animal/ha.
O capim Vaquero tem o seu pastejo antecipado desde que a fertilidade do solo seja corrigida. ... Dependendo do regime de chuvas, leva entre 50 e 90 dias, isso porque primeiro se espera a muda pegar, e lançar brotos para cobrir o solo. O Capim Vaquero perfilha melhor do que o Tifton 85, cerca de 8 mil perfilhos.
Qual o melhor capim para o pastejo de ovinos no nordeste?
Tipos de capins resistentes a seca
Outra espécie forrageira que pode ser utilizada para a nutrição dos ovinos é a do gênero Panicum, como o capim Aruana que possui uma altura adequada para o pastejo dos ovinos, propagação por semente e boa capacidade de rebrota. Esta também é uma boa alternativa a ser utilizada na criação de ovinos no Brasil.
Espécies forrageiras para ovinos e caprinos mais usadas Aruana e Panicum maximum cv. Tamani) são naturalmente as mais indicadas para serem pastejadas pelos ovinos e caprinos. As cultivares de Panicum Zuri, Mombaça e Tanzânia trazem bastante dificuldade em se manter o porte baixo.
Pode-se alocar até 10 ovinos por hectare, enquanto que um pecuarista que cria bois pode alocar no máximo um animal por hectare.
O Tifton 85 é um cultivar do gênero Cynodon spp. considerado o melhor cultivar do gênero já lançado. É uma gramínea de folhas e colmos largos, quando comparada com as plantas do gênero. Seus caules se espalham rapidamente pelo terreno plantado, apresentando coloração verde-escura com pigmentação pouco arroxeada.
Pastejo rotacionado pode aumentar em até 15x lotação das fazendas brasileiras. Ainda um pouco distante da realidade brasileira, mas um número possível – passar da lotação média nacional de 1 unidade animal por hectare para 15 UA/ha.
A taxa de lotação é um dos fatores que devem ser observados neste sistema. Ela diz respeito ao número de unidades animais (UA) que podem ser colocadas por hectare ou piquete....
A taxa de lotação pode ser definida pelo número de animais – ou unidades animais (1 UA= 450 kg PV) –, dividido pela a área pastejada. Por exemplo: se tivermos uma área de 50 hectares, com 300 cabeças, a taxa de lotação será de 6 cabeças por hectare.
Diferentemente do método extensivo, em que os animais ficam soltos, no sistema de piquetes o pasto em seu melhor potencial está todo reunido num só espaço e disponível para o rebanho, o que possibilita a maior concentração de animais por hectare (em torno de até 15 cabeças).
Ou lotação animal? Para calcular quantas UAs tem no pasto basta dividir o peso de todo o rebanho no pasto por 450, pois uma UA (unidade animal) corresponde à uma vaca seca de 450 kg.
Aqui no Mato Grosso, a média é de 7 cabeças por alqueire ou até menos. como foi dito depende da qualidade da pastagem, para suportar a atividade do ruminante. existe um sistema de rotatividade com cerca elétrica, que permite melhorar esta quantidade.
Para calcular a quantidade de Unidades Animal (UA) da fazenda, primeiramente deve- se somar o peso de todos os animais presentes na fazenda, e dividir o resultado por 450 (uma Unidade Animal corresponde a 450kg de peso vivo). O resultado será o valor de UAs em sua propriedade.
Quando o custo Fixo é maior que o Custo Variável, um dos principais problemas é a ocupação do pasto. Para verificar esta informação, utilizamos o índice UA/ha, ou seja, Unidade Animal por Hectare. Unidade Animal é a medida para padronizar pesos dos animais de um rebanho. 1 UA corresponde a 450Kg de peso vivo.
Segundo a zootecnista, no Brasil não há um padrão estabelecido de área por animal no confinamento. “A média disponibilizada pelos produtores é de 8 a 12 m²/animal, mas não existe um consenso, sendo recomendado por técnicos de 8 a 50 m²/animal”, aponta.
b) adultos até 5 (cinco) quilos: 1 (um) animal para cada 15m² (quinze metros quadrados); c) adultos de 6 (seis)quilos: 1 (um) animal para cada 20m² (vinte metros quadrados).
Quando tudo estiver pronto, os animais podem ser realocados nos piquetes. O tamanho dos lotes depende do manejo realizado na propriedade, podendo ser formados por 1000 cabeças ou mais. Contudo, um número que tem sido comumente empregado e trazido bom resultado é entre 100 a 150 animais.
Utilizar um espaço mínimo de 15m² por animal, ou seja, trabalhando com 20 animais é preciso de uma área mínima de 300m²; Quanto ao cocho, é recomendando dentro desse sistema, uma área de cocho de 50 a 70 cm por cabeça.