Sufixos. Os sufixos são afixos que formam palavras a partir de um morfema que sucede o radical. Assim, eles modificam o seu sentido e, principalmente, alteram a classe gramatical a qual pertencem.
O prefixo e o sufixo são morfemas da língua portuguesa, também chamadas de afixos, que são usados com radicais de palavras para formar uma nova palavra que passa a ter um novo significado. O prefixo deve ser colocado na frente do radical e o sufixo deve ser colocado no final do radical.
O que são os substantivos? Os substantivos são uma classe de palavras responsáveis por nomear seres, objetos, ações, sentimentos, lugares, ideias, etc. São flexionados em gênero, número e grau e classificados por tipos, por exemplo: substantivo comum, coletivo e próprio.
Como Descobrir se a palavra é um Substantivo, Adjetivo ou Advérbio? Tente colocar a palavra “TANTO” ou “TANTA” antes da palavra que você tem dúvida se é ou não substantivo. Caso a expressão tenha SENTIDO, a palavra será substantivo. TANTO caderno – Ficou com sentido, logo é substantivo.
Como foi estudado anteriormente, o substantivo composto é formado por dois ou mais radicais. Uma das palavras desse tipo de substantivo é originada do substantivo simples, mas que sofreu algumas alterações linguísticas de composição. Exemplo: Fim de semana, couve-flor, girassol, bem-te-vi, erva-doce.
Exemplos de substantivos compostos
Substantivo composto
Substantivos compostos da palavra flor: Substantivos compostos correspondentes: Couve-flor, beija-flor, flor-de-lis.
O simples é aquele formado por apenas uma palavra. Já o composto, como o próprio nome diz, é formado a partir da junção de duas ou mais palavras. Há substantivos compostos que se escrevem sem hífen e outros que se escrevem com hífen.
Significado de Composta adjetivo Conjunto formato pela junção de coisas diversas; constituída.
Resumindo: a) MAL: mal-humorado, mal-amado, mal-educado, mal-intencionado (hífen antes de h e de vogais); demais casos, sem hífen: malfeito, malformado, maldito, malcriado, malmequer... b) BEM: sempre com hífen: bem-amado, bem-acabado, bem-estar, bem-vindo, bem-me-quer...
O hífen é um sinal gráfico cujas funções estão associadas a uma infinidade de ocorrências linguísticas, Entre essas funções, podemos citar: ligar palavras compostas; fazer a junção entre pronomes oblíquos e algumas formas verbais; separar as sílabas de um dado vocábulo; ligar algumas palavras precedidas de prefixos etc ...
Quando o prefixo terminar com a mesma vogal com que o segundo elemento/palavra começa, sempre se utiliza o hífen. Um exemplo dessa regra é a palavra anti-inflamatório. Perceba que o prefixo “anti” termina com a mesmo vogal que a palavra “inflamatório” começa, ou seja, a vogal I.
# Utilizamos o hífen quando o prefixo terminar em consoante e a segunda palavra começar com a mesma consoante. # Com o prefixo “-sub”, diante de palavras iniciadas por “r”, usa-se o hífen. # Diante dos prefixos “-além, -aquém, -bem, -ex, -pós, -recém, -sem, - vice” usa-se o hífen.