Guia Foca GNU/Linux Capítulo 6 - Comandos para manipulação de diretório
Os comandos para manipular arquivos e diretórios no Linux consistem em mover, remover, copiar e criar os itens utilizando a interface CLI (command-line interface). Alguns dos comandos mais comuns são: rm, mv, cp e mkdir.
ls -l. O comando ls junto com o paranetro -l exibe os arquivos e pastas do diretório em forma de lista. Este comando nos mostra mais informações que o primeiro, vamos analizar cada uma delas. A primeira linha, total, é exibido o tamanho que o diretório está ocupando no disco.
O comando ls é usado para visualizar conteúdos em um diretório....3. Comando ls
Comando cp Permite copiar arquivos ou diretórios para outro local. Se o destino fornecido for o nome de um diretório existente, os arquivos serão copiados para esse diretório, com o mesmo nome.
Comandos utilizados em "terminal básico"
Vamos abrir o prompt de comando (CMD) para poder efetuar o comando: no Windows tem algumas formas de abrir o prompt de comando. ... Vou digitar o comando c:\dir d:\Musics /s /b > d:\lista. txt como mostrado a seguir. O comando dir, irá listar o que há dentro do diretório/pasta.
Para sair do editor de textos, digite :q. Se quiser forçar a operação de sair, sem se preocupar com a possibilidade de salvar o arquivo que estava sendo editado, pressione :q!. Para salvar o arquivo no qual você está trabalhando, use o comando :w, enquanto que, para salvar e sair, com já visto acima, usamos :wq.
No VI o comando para gravar e sair é :wq (dois pontos+w+q). Vc deve teclar antes para entrar no modo de comando. Usa este editor para fazer as mudanças no arquivo salva e sai do programa. Na parte inferior tem as funçoes, mas basta tecla para acessar o menu.
Como usar o editor Vi. Use sempre a tecla Esc, para ir para a linha de comando do editor, onde vocẽ pode dar as instruções. Sempre que quiser sair, tecle Esc, seguido do comando ':q'. Para sair sem gravar as alterações feitas no arquivo, use o comando ':q!৭ নভেম্বর, ২০১৬
Para editar o arquivo usando vi basta digitar vi , sendo que o deve ser o nome do arquivo para edição. Após abrir o arquivo, tecle i para entrar em modo de edição.
0 (zero): move o cursor para o começo da linha atual. $: move o cursor para o final da linha atual. H: Move o cursor para a primeira linha na tela. M: Move o cursor para o primeiro caractere na linha do meio da tela.
Toda vez que desejar voltar ao modo comando, pressione a tecla ESC. Movimentação de palavra: w : pula uma palavra. b : volta uma palavra.
Como Editar um Texto Utilizando o Terminal no Linux?