O volume da esfera é calculado pela medida do raio dessa figura geométrica espacial. O raio da esfera corresponde à distância entre o centro e qualquer ponto da superfície da figura. Lembre-se que a esfera é uma figura espacial formada por uma superfície fechada onde todos os pontos estão equidistantes do centro.
Desta forma e para as diversas condições requeridas pelo processo operacional, a SIDERVAL, fabrica válvulas com três tipos de esferas:
Numa esfera, a soma dos ângulos internos de um triângulo não é igual a 180°. Uma esfera não é um espaço euclidiano, mas localmente as leis da geometria euclidiana são boas aproximações. Num pequeno triângulo sobre a face da Terra, a soma dos ângulos internos é muito próximo de 180°.
Tem 6 vértices, 10 arestas, 6 faces e 1 base. A esfera é um sólido geométrico limitado por uma superfície curva. A sua forma é esférica; não tem bases, não tem vértices e não tem arestas.
Diâmetro (D): é a distância através da esfera — ele vale o dobro do raio. O diâmetro equivale ao comprimento de uma linha que passa pelo centro da esfera: de uma extremidade fora da esfera ao ponto correspondente do outro lado passando diretamente por toda a esfera.