O atenolol + clortalidona está indicado para o controle da hipertensão (pressão alta). O atenolol + clortalidona contém 2 ingredientes ativos, que reduzem a pressão arterial quando usados continuamente. O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação.
Princípio Ativo: atenolol
ANGIPRESS CD – anti-hipertensivo – hipertensão arterial – comprimido (ATENOLOL 50 mg + clortalidona 12,5 mg).
Os dois podem ser usados juntos sim, inclusive no mesmo horário se preferir. Caso apresente algum sintoma diferente, por favor, converse com seu médico.
Qual é o melhor? Atenolol e propranolol são medicações da mesma família. Porém o atenolol é mais moderno, apresenta menos efeitos colaterais e necessita de menos tomadas no dia do que o propranolol. Não recomendo a troca, a não ser com a concordância do seu médico e com as orientações quanto a dose.
Podemos afirmar que a diferença entre losartana e atenolol reside no simples fato de que o primeiro é indicado para situações de insuficiência cardíaca enquanto que o segundo é indicado para redução da pressão arterial.
Tanto atenolol quando o selozok (metoprolol) fazem parte do grupo dos betabloqueadores ( atuam reduzindo a frequências dos batimentos cardíacos). Ambos são excelentes fármacos, mas o selozok faz parte de uma classe mais moderna de betabloqueadores, sendo mais seletivo e apresentando menos efeitos colaterais.
O Metoprolol é o mesmo medicamento que o Selozok. Só um cuidado é necessário pois o Selozok é o "succinato" de metoprolol e existe também o "tartarato" de metoprolol que sabidamente é inferior ao succinato de metoprolol.
Propranolol , Atenolol e Metoprolol estão no mesmo grupo medicamentoso ( BETA-BLOQUEADORES ). Metoprolol é mais seletivo , podemos usar em doentes pulmonares por ter maior tolerância com menos efeitos adversos . Nos doentes com " coração fraco " o metoprolol tem sua indicação precisa.