As civilizações antigas marcavam o tempo por meio de relógios associados a fenômenos naturais, sendo o mais comum destes modelos de relógio o relógio solar, que permitia não apenas dividir o dia em "manhã, tarde e noite", mas também as horas de sol em parcelas menores.
A história registra que apareceu na Judeia, mais ou menos em 600 a.C., com os relógios de água (clepsidras) e os relógios de areia (ampulhetas).
1814
No ano 725 d.C, a ferramenta ganhou partes móveis, graças ao trabalho de um monge budista chinês que criou o primeiro relógio mecânico, que contava com um complexo sistema de engrenagens. O tempo passou e o relógio se tornava cada vez menor, facilitando a sua portabilidade.
Yi Xing, um monge budista, fez o primeiro modelo de um relógio mecânico em 725 DC. Este relógio funcionava com água pingando que alimentava uma roda que fazia uma revolução completa em 24 horas. Um sistema de rodas e rodas de ferro e bronze fez o relógio girar. Este sistema causou o toque de um sino na hora.
Em 1868 foi oficialmente inventado o relógio de pulso, peça criada por Antoni Patek e Jean Adrien Philippe, proprietários da relojoaria Patek Philippe.
relógio atômico
Todos os relógios modernos, por exemplo, usam o princípio da oscilação. Embora os métodos possam variar bastante, todos os relógios oscilantes, mecânicos e digitais, e o atômico, funcionam de forma semelhante e podem até ser dividido em partes equivalentes.
Relógio atômico é um dispositivo que realiza a contagem das transições de energia dos elétrons de alguns elementos químicos para medir a passagem do tempo de forma extremamente precisa. Um bom relógio atômico é capaz de atrasar-se menos de um segundo a cada um milhão de anos.
Um relógio atômico ou relógio atómico é um tipo de relógio que usa um padrão ressonante de frequência como contador, ou seja, é um medidor de tempo que funciona baseado em uma propriedade do átomo, sendo o padrão a frequência de oscilação da sua energia.
Um relógio atômico é basicamente um relógio comum, movido a quartzo mesmo, igual o dos camelôs, mas com uma diferença: a hora que ele marca é acertada sempre, sem parar. ... Os ajustes rolam com base em átomos que vibram em intervalos precisos, bilhões de vezes por segundo.
Os relógios atômicos da linha Cesium 133 devem chegar ao mercado em 2014 e terão o preço médio de US$ 12 mil, ou seja, R$ 26,4 mil.
O “peso” do relógio de pêndulo armazena e fornece energia para seu funcionamento. Quando o peso é elevado, é fornecida energia potencial gravitacional a ele. À medida que o “peso” desce, a energia potencial gravitacional armazenada é transformada em energia cinética nas engrenagens do relógio.
O ponteiro maior e mais grosso é o dos minutos, o ponteiro mais fino maior é para os segundos, e por fim o menor mais grosso para as horas. Por isso que é importante medir o tempo. Porque podemos saber o horário certo, quando queremos trabalhar, ir para a escola e etc... Devemos saber sempre!