Segundo Houaiss, colabar provém do verbo latino colabo, are, que tem o sentido de desabar, cair, balançar e, em português, tomou a acepção equivalente a “provocar ou sofrer aluimento (um órgão ou estrutura de um órgão)”.
O tratamento da atelectasia pulmonar depende da sua causa e tem como objetivo re-expandir o pulmão colabado. Se houver infecção bacteriana deve-se usar antibióticos. Os mucolíticos (medicamentos que facilitam a expectoração ) poderão ajudar na eliminação das secreções.
A atelectasia pulmonar é uma complicação respiratória que impede a passagem de ar suficiente, devido ao colapso dos alvéolos pulmonares. Isso normalmente acontece quando existe fibrose cística, tumores no pulmão ou quando o pulmão ficou cheio de líquido devido a uma pancada forte no peito, por exemplo.
A fibrose pulmonar é uma doença caracterizada pelo surgimento cicatrizes no pulmão, chamadas de fibrose. Ao longo do tempo os pulmões podem ficar mais rígidos, resultando em maior dificuldade para respirar, o que leva ao aparecimento de alguns sintomas como falta de ar, tosse seca e cansaço excessivo.
A fibrose é uma cicatriz interna que se forma através da formação de tecido conjuntivo após uma cirurgia plástica. Ela pode ocorrer em locais como os pequenos orifícios de entrada das cânulas de lipoaspiração até nas grandes cirurgias de abdominoplastia.
Fibrose pulmonar é a substituição do tecido pulmonar normal por um tecido cicatricial. É causada, na maioria das vezes, pelas doenças intersticiais pulmonares (DIP).
Tenho fibrose pulmonar posso ter cachorro? Olá, boa noite. Sim, não há problemas em ter contato com cachorros. Evite contato com mofo/umidade/infitrações, animais com penas (pássaros etc) e com travesseiro de pena.
AS CINCO GRANDES DPOC, asma, infecção aguda do trato respiratório inferior, tuberculose e câncer de pulmão estão entre as causas mais comuns de doença grave e morte em todo o mundo.