Em 539 a.C. Ciro invadiu a Babilónia. ... As forças da Babilónia foram derrotadas na batalha de Ópis. Nabonido fugiu para Borsipa, e em 12 de outubro, após os engenheiros de Ciro terem conseguido desviar as águas do rio Eufrates, «os soldados de Ciro entraram em Babilónia sem lutar».
Ciro II mais conhecido como Ciro, o Grande, foi rei da Pérsia entre 559 e 530 a.C. Ciro foi um príncipe persa, que em 539 a.C. conquistou a Babilônia. Sua relação foi que teria recebido uma mensagem divina que ordenava a enviar de volta todos os Judeus (Hebreus) cativos naquela cidade.
Foi somente no final do século XIII a.C. que os hebreus fugiram do Egito sob a liderança de Moisés. ... Para evitar a desunião religiosa e política do povo hebreu, o sistema de organização política dos hebreus foi posteriormente sucedido pelos juízes, que controlavam as questões militares e religiosas do povo hebreu.
Abraão
Os hebreus eram um povo da Antiguidade que, segundo a narrativa bíblica, teria suas origens na Mesopotâmia. Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.