O termo política é derivado do grego antigo πολιτεία (politeía), que indicava todos os procedimentos relativos à Pólis, ou cidade-Estado grega. Por extensão, poderia significar tanto cidade-Estado quanto sociedade, comunidade, coletividade e outras definições referentes à vida urbana.
Vários foram os fatores que deram origem à política. ... Aristóteles, através de suas obras "Política" e "Ética a Nicômaco" vai esboçar um novo tipo de política, principalmente por suas ideias de participação popular e por defender que toda boa política deve visar sempre ao bem comum.
Sobre a Política na Grécia Antiga, podemos afirmar que a mesma era vista como a conquista, divisão e a manutenção do poder, sendo que o regime político, por sua vez, ficava a cargo de cada cidade-estado grega, sendo que tais cidades possuíam independência política entre si.
“Os gregos inventaram a política (palavra que vem de polis, que, em grego, significa cidade organizada por leis e instituições) porque instituíram práticas pelas quais as decisões eram tomadas a partir de discussões e debates públicos e eram adotadas ou revogadas por voto em assembléias públicas; porque estabeleceram ...
Resposta. Os gregos e romanos inventaram a politica pois se desfizeram do poder despótico,ou seja ,impediram que a concentração dos poderes e das autoridades ficassem na mão de uma só pessoa, por exemplo umrei.
Gregos e romanos inventaram o poder e a autoridade propriamente políticos porque substituíram o poder despótico ou patriarcal. ... Os motivos para a invenção da política foram, além de afastar o despotismo, solucionar os problemas trazidos pela luta de classes entre ricos e pobres e entre os próprios ricos. 2.
Roma adotava uma política expansionista por conta do seu modelo econômico, que era fortemente dependente da agricultura e, portanto, da conquista de novas terras e de novos continentes de escravizados.
Quando se afirma que os gregos e romanos inventaram a política, o que se diz é que desfizeram aquelas características da autoridade e do poder. Embora, no começo, gregos e romanos tivessem conhecido a. organização econômico-social de tipo despótico ou patriarcal, um conjunto de medidas foram tomadas pelos.
A importância do espaço público era que o povo tinha seus direitos iguais de cidadania discutiam e defendiam suas opiniões e interesses, e juntos decidiam por meio do voto podendo também pelo voto revogar uma decisão tomada. 8: Que contradições havia na sociedade greco-romana, no ponto de vista da política?
Resposta. A principal contradição pode ser a questão da democracia grega,pois estavam excluídos da cidadania aqueles que os gregos chamavam de dependentes: mulheres,escravos,crianças,idosos e estrangeiros.
Os principais fatores para o surgimento da filosofia na Grécia foram o contato do povo grego com outros povos, adquirindo novos conhecimentos e modos de entender o mundo e seus fenômenos, as viagens marítimas mostraram também que os mares não tinham monstros como as lendas, assim mitos foram se afogando com o passar do ...
Apesar das diferenças históricas na formação da Grécia e de Roma, há três aspectos comuns a ambas e decisivos para a invenção da política. O primeiro é a forma da propriedade da terra; o segundo, o fenômeno da urbanização; e o terceiro, o modo de divisão territorial das cidades.
Dizer que os gregos e romanos inventaram a política não significa dizer que, antes deles, não existiam o poder e a autoridade, mas sim que inventaram o poder e a autoridade políticos propriamente ditos [...] Diante do poder despótico, gregos e romanos inventaram o poder político (CHAUÍ, 1997,p. 480).
O despotismo é considerado a forma mais simples de governo que já existiu. Nele, o poder é concentrado em um único governante arbitrário, o déspota (do grego despotes – senhor).
adjetivo Que faz referência a déspota, governante tirânico que usa do seu poder para governar de modo autoritário e antidemocrático: governo despótico. Que chefia, dirige ou controla de maneira autoritária; tirânico.