Alergênico é um produto ou ingrediente que contém um determinado composto (alérgeno), capaz de causar reações graves em pessoas susceptíveis imunologicamente, sendo a parte de proteínas é responsável por ocasionar a alergia.
Os alérgenos são substâncias que podem induzir uma reação de hipersensibilidade (reação alérgica) em pessoas suscetíveis, podendo levar à morte, em casos mais graves. O corpo reconhece o alérgeno como uma substância “estranha” e alheia ao organismo no primeiro contato.
“Os principais alérgenos encontrados no meio ambiente são ácaros, fungos, polens, alguns alimentos, pelos de animais, medicamentos, veneno dos himenópteros (vespas, abelhas, formigas e marimbondos), látex, cosméticos e níquel”, afirma a alergista e imunologista Cláudia Lobo César, que aponta os ácaros como responsáveis ...
Inalados: pólen, pó, penas, caspa e pelos de animais. Ingeridos: leite, ovos, soja, crustáceos, peixes, amendoim, chocolate, tomate, frutas cítricas. Pela pele: cosméticos, corantes, cimento, tecidos, detergentes. Injetados: venenos de todos os tipos, e até mesmo medicamentos.
Trigo e cereais: a farinha de trigo, milho, aveia, centeio e cevada contêm partículas que, quando inaladas, podem desencadear doenças respiratórias, como a rinite e a asma. Além disso, o glúten, um dos componentes do trigo, aumenta a produção de muco.