A avaliação do estado nutricional é fundamental no estabelecimento do diagnóstico nutricional do indivíduo. Consiste da obtenção de dados alimentares, exames físicos, bioquímicos, antecedentes e composição corporal.
A depleção muscular foi avaliada pelo perímetro da panturrilha, com base no ponto de corte da WHO (2000), na qual valores abaixo de 31 cm é indicativo de perda de massa muscular em idosos. As variáveis independentes foram sexo, faixa etária, estado nutricional antropométrico e natureza da instituição.
Mini Avaliação Nutricional MNA® A MNA® é uma ferramenta de controle e avaliação que pode ser utilizada para identificar pacientes idosos com risco de desnutrição. O Guia do Usuário o ajudará a com- pletar o MNA® de forma detalhada e consistente. Explica cada questão e como atribuir e interpretar o Escore.
A circunferência da panturrilha é considerada a medida mais sensível da massa muscular em idosos pela Organização Mundial da Saúde7 e a circunferência do braço, além de ser uma ferramenta de avaliação nutricional, segundo Valente da Silva,8 pode ser usada em mulheres como marcador de tempo hospitalar prolongado ...
Albumina - é um indicador pouco sensível de desnutrição, pois a reserva corporal é grande e essa proteína possui uma meia-vida longa (20 dias). ... Pré-albumina - é uma proteína depletada precocemente em estado hipermetabólico, uma vez que tem uma vida média de dois dias e uma reserva corporal bem pequena.
Há diminuição do tecido gorduroso nos membros superiores e diminuição da massa magra nas pernas. Em virtude dessas mudanças, o idoso pode apresentar alterações em algumas variáveis antropométricas, como aumento da circunferência da cintura e diminuição da CB e da dobra cutânea triciptal7.
A proteína muscular corresponde a 50% do total das proteí- nas corporais. Dentre os indicadores somáticos do estado das proteínas, podem ser utilizados o índice de creatinina-altura, o 3- metil- histidina, o balanço nitrogenado e a excreção da ureia.
Na desnutrição, em geral, os melhores exames são: albumina, transferrina, vitamina B12, acido folico, sodio, potassio, magnesio, calcio ionico,vitamina D, pre-albumina e lipograma.
A Pré-Albumina é uma proteína de fase aguda. A Pré-Albumina transporta a tiroxina e forma complexos com a proteína ligada ao retinol/complexo retinol, estabilizando-a e prevenindo a perda renal. Níveis aumentados são encontrados na terapia com prednisona e na proteinúria glomerular e tubular.
Diagnóstico. Geralmente, o médico diagnostica a desnutrição ao fazer perguntas sobre dieta e perda de peso e por meio de um exame físico (ver também Avaliação do estado nutricional). A desnutrição grave e duradoura normalmente pode ser diagnosticada com base na aparência e no histórico da pessoa.
Classifica-se a desnutrição proteico-energética em leve, moderada ou grave. A classificação é determinada calculando-se a porcentagem do peso esperado em relação à estatura ou à altura esperada utilizando-se padrões internacionais (normal, 90 a 110%; leve, 85 a 90%; moderada, 75 a 85%; grave, < 75%).