A maior parte dos circuitos eletrônicos trabalha com corrente contínua, sendo as pilhas e as baterias os melhores exemplos de onde encontrar este tipo de corrente. ... Por essa razão, a corrente contínua é usada em pilhas e baterias ou para percorrer circuitos internos de aparelhos elétricos, como o de um computador.
A corrente alternada é produzida por meio da oscilação do campo magnético próximo a uma bobina condutora. Dessa maneira, a rotação da bobina (ou de um ímã) induz uma força eletromotriz e produz a CA.
Uma das principais vantagens das correntes contínuas é sua maior eficiência em circuitos de baixa tensão, como nos aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, veículos híbridos, antenas de televisão, rádio e celular, células fotovoltaicas, etc.
A corrente contínua não faz um ciclo, que é ir do zero a uma determinada tensão, e por isso, a frequência é inexistente. Não faz sentido referirmo-nos a frequência quando se fala em corrente contínua.
Corrente alternada é uma das formas da corrente elétrica. Nesse tipo de corrente, o sentido de condução das cargas muda rapidamente, fazendo com que os elétrons oscilem em sentidos opostos periodicamente. Ela é largamente empregada na transmissão de energia elétrica e também em motores elétricos.
A corrente alternada (CA) é a corrente gerada pela grande maioria das usinas e usada pela maioria dos sistemas de distribuição de energia, já que é mais barata de gerar e tem menos perdas de energia do que a corrente contínua ao transmitir eletricidade por longas distâncias.
Ultra-alta tensão Ele pode reduzir as perdas de 30% a 40% das regiões geradoras de energia para os grandes polos consumidores, trazendo maior estabilidade ao Sistema Integrado Nacional (SIN), ou seja, menor risco de apagões.
Resposta: Explicação: No Brasil a frequencia é 60 Hz e em alguns outros paises é 50 Hz. Frequencia é a quantidade de vezes por segundo que a tensão eletrica alterna entre positivo e negativo, ou seja, em 60 Hz ela alterna 60 vezes por segundo.
É preciso estar atento também à frequência para a qual o compressor foi projetado. A diferença entre 50Hz e 60Hz parece pequena, mas o uso de um modelo inadequado pode causar problemas sérios. ... Isso significa que, se um compressor de 50 Hz gira a 3.
O uso de 60 Hz apresenta pequena vantagem em relação a 50 Hz, pois exige que se gaste menos ferro silicio laminado e consequentemente menos cobre nas máquinas (geradores e motores) e transformadores, então há uma economia de material e peso.
A frequência é representada pela letra f, e sua unidade de medida é o hertz (Hz), que equivale a quantidade de ciclos por segundo, assim se dizemos que uma onda vibra 60 Hz significa que ela oscila 60 vez por segundo.
Assim sendo, motores trifásicos bobinados para 50Hz poderão ser ligados também em rede de 60Hz, e quando isto é feito, ocorrem as seguintes alterações: A potência do motor será a mesma. A corrente nominal é a mesma. A corrente de partida diminui em 17%২৯ অক্টোবর, ২০০৯