As juntas provisórias de governo, também chamadas de juntas do governo provisório, foram criadas a partir de 1821, em substituição aos capitães e governadores das capitanias, tendo como competência toda a autoridade e jurisdição nos âmbitos civil, econômico, administrativo e de polícia.
No ano anterior, dois casos de grande repercussão feitos por organizações comunistas (VPR e ALN) foram os assassinatos dos militares Mário Kozel Filho, paulista, e Charles Chandler, norte-americano. Esses fatores levaram a Junta Militar a emitir em 14 de outubro de 1969 o Ato Institucional número 16 (AI-16).
Explicação:As juntas governativas foram às formações criadas pelos criollos durante o processo de independências das colônias espanholas. Essas juntas se formaram após a Espanha ficar impedida por causa da invasão napoleônica. As juntas foram responsáveis por liderar uma luta armada contra o poder da metrópole.
E, mais uma vez, os militares passaram a exercer o poder de fato, constituindo uma junta formada pelos ministros militares, general Artur da Costa e Silva, da Guerra, almirante Augusto Rademaker Grünewald, da Marinha, e o brigadeiro Francisco de Assis Correia de Melo, da Aeronáutica.
O Governo de Artur Costa e Silva durou de 1967 até 1969, período em que foi decretado o AI-5 e lançada a política econômica que deu origem ao chamado “milagre econômico”. Artur Costa e Silva foi o segundo presidente do Brasil durante o período da Ditadura Militar, governando o país de 1967 a 1969.
Posse
Posse de Ernesto Geisel como Presidente da República, 1974.
Ernesto Geisel foi um militar, político e o 29º Presidente da República do Brasil. Ele governou o país no período de 1974 a 1979.
15 de março de 1974 – 15 de março de 1979
Você na ditadura. Geisel assumiu o governo prometendo retorno à democracia por meio de um processo gradual e seguro. ... Depois de dez anos de ditadura militar, período em que três generais governaram o país, as Forças Armadas se desgastaram.
12 de setembro de 1996
Geisel criou o ll Plano Nacional de Desenvolvimento. O plano visava investimentos estatais, principalmente nos de energia, bens de capital e tecnologia. As principais medidas adotadas foram desvalorização cambial e facilitação das condições de crédito. A referida crise na época é a Crise do Petróleo.
O I Plano Nacional de Desenvolvimento, também chamado I PND (1972 - 1974), foi um plano econômico brasileiro. Foi instituído durante a ditadura militar, iniciada em 1964, pelo governo do general Emílio Garrastazu Médici.
Um plano nacional de desenvolvimento tem como suporte uma estrutura cognitiva voltada para a mudança, a inovação, a transformação. É uma política de governo, mas é também uma política de Estado; é um objetivo, uma meta para a elevação econômica e social do Estadonação.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO (PND)
12 de setembro de 1996