O valor utilizado é conhecido como Valor Eficaz (Vef ) ou Valor RMS (Root Mean Square, Vrms ), que por definição é o valor da tensão ou corrente que se equivale a um valor de tensão ou corrente CC positiva que produz a mesma dissipação de potência em um dado resistor R.
Valor Eficaz ou RMS O valor eficaz de um sinal (também denominado RMS) está relacionado com a potência em corrente continua. Ou seja, o valor eficaz é a medida ou a quantidade do sinal alternado que dissiparia a mesma potência em uma resistência alimentada por um sinal continuo (confuso não é mesmo?).
Os sinais senoidais são sinais repetitivos, ou seja, a cada intervalo de tempo de um ciclo (Tc na figura 1), o sinal retorna a condição inicial. Tc é definido como tempo de ciclo do sinal. Toda parte do sinal com tensão positiva é chamado de semiciclo positivo e toda parte com tensão negativa é o semiciclo negativo.
Valor “rms” é o valor efectivo de uma tensão AC que provoca a mesma dissipação de potência que uma tensão DC específica. O valor rms é também denominado de valor eficaz. A relação está ilustrada na Figura 9. Uma onda sinusoidal com uma amplitude de pico de 10 volts tem o mesmo efeito que uma tensão DC de 7.
A média aritmética simples é utilizada em casos nos quais o rol numérico não apresenta nenhuma repetição. Para calcular o valor da média aritmética simples, devemos realizar o somatório de todos os elementos do rol e dividir essa soma pela quantidade de elementos.
Basta: 1) calcular os pontos médios de cada intervalo. Para isto basta somar os extremos de cada intervalo e dividir por 2. Por exemplo, o ponto médio do intervalo 0–2 é calculado assim: (0 + 2) / 2 = 1.
Passo 1: para aplicar a função Média no Microsoft Excel, basta digitar a seguinte fórmula na célula desejada: “=Média“;
Escolha uma célula ao lado dos números que você quer somar, clique em AutoSoma na guia Página Inicial, pressione Enter e pronto! Quando você clica em AutoSoma, o Excel insere automaticamente uma fórmula (que usa a função SOMA) para somar os números.
Combinar texto de duas ou mais células em uma única célula
Na planilha, clique na célula em que você deseja inserir a fórmula. Digite = (sinal de igual) seguido pelas constantes e operadores (até 8192 caracteres) que você deseja usar no cálculo. Para nosso exemplo, digite =1+1.
Usar a função SOMA para somar os números de um intervalo
respondeu Jul 21 '14 às 10:46
Por exemplo, a fórmula =SOMA.SE(B2:B5; "João"; C2:C5) soma apenas os valores no intervalo C2:C5, em que as células correspondentes no intervalo B2:B5 são iguais a "João". Para somar células com base em múltiplos critérios, consulte o artigo Função SOMA.
Por exemplo, você tem as respostas no intervalo de células “B15: B21”, com a fórmula da função CountIf, você pode contar o número de respostas “Sim” ou “Não” como segue. 1. Selecione uma célula em branco, copie e cole a fórmula = CONT.SE (B15: B21, "Não") na Barra de Fórmulas e pressione a tecla Enter.