O rococó é um movimento artístico europeu, que aparece primeiramente na França, entre o barroco e o Arcadismo. Visto por muitos como a variação "profana" do barroco, surge a partir do momento em que o Barroco se liberta da temática religiosa e começa a incidir-se na arquitetura de palácios civis, por exemplo.
Pelo fato do O barroco também dialogar sobre o pecado,. Porém, além de dialogar com o pegado ele retara como a necessidade do perdão, sendo a religiosidade o tema mais comum nas obras literárias do período.
O clima era de austeridade e repressão. Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica. ... Assim, a arquitetura barroca, antes só religiosa, surge também na construção de palácios, com o objetivo de causar admiração e poder.
O traço principal do estilo barroco é a tensão entre espírito e matéria, céu e terra, razão e emotividade, contenção e derramamento, cientificismo e religiosidade. ... No Brasil, os principais autores do Barroco foram Gregório de Matos e Padre Antônio Vieira.
A arte barroca domina, os temas religiosos, ricos em detalhes e formas, a expressão dramática dos personagens, a preferência pelas curvas e contornos sobre as figuras geométricas, a importância da iluminação e o uso da luz e das sombras, o uso do contraste para mostrar a intimidade entre deuses e relacionamento de ...
Uma das mudanças foi a criação da Companhia de Jesus, ordem jesuíta que tinha como objetivo difundir a fé católica entre os povos não-cristãos e construir grandes igrejas. E é nesse processo de construção e decoração que nasce a arte barroca.
Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. ... O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma.