Cubismo é um movimento artístico vanguardista europeu, que surgiu na França no começo do século XX e se caracteriza pela utilização de formas geométricas para retratar a natureza. O cubismo foi fundado em Paris, através do renomado artista espanhol Pablo Picasso (1881 - 1973) e do francês Georges Braque (1882 - 1963).
O cubismo foi uma vanguarda artística europeia marcada pelos uso de formas geométricas. Surgido no início do século XX na França, esse novo estilo rompeu com os modelos estéticos que só valorizavam a perfeição das formas.
Deformação da imagem visual e cores resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas. O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e refazendo, empastando ou provocando explosões. Preferência pelo patético, trágico e sombrio.
Participou em 1903 do Salão de Outono, mas só foi reconhecido em 1905 quando foi considerado líder do fauvismo. Suas principais obras são: "Mulher lendo" (1894), "Retrato de Madame Matisse" (1905), "Mulher com chapéu" (1905), "Madame Yvonne Landsberg" (1914), entre outras.
Arte abstrata e objetiva. Uso de formas geométricas simples. Uso de cores primárias e puras.
Matisse
Henri Matisse
Por 1905 e 1906 o crítico de arte francês Louis Vauxcelles usou o termo "fauves"a um grupo de pintores. Este termo inicialmente pejorativo, passou a ser nome de um novo movimento na Arte. Fauves significa fera em Francês. ... O Fauvismo foi o primeiro movimento do século, surgiu em Paris.
A tendência foi considerada movimento artístico apenas em 1905. O Fauvismo, ou Fovismo, tinha temática leve, baseada na alegria de viver e nas emoções, e não tinha fundamentação ou intenção crítica nem política. ... A expressão utilizada pelo crítico, “Les Fauves”, significa “os selvagens”.
Pinceladas fortes e largas. Simplificação de formas e contornos (formas chapadas, com duas dimensões, sem muita perspectiva). Presença de figuras nus. Não se compromete com a representação real das coisas.