No Brasil, o EAD surgiu com cursos de qualificação profissional. O registro mais remoto data de 1904, com um anúncio nos classificados do Jornal do Brasil de um curso de datilografia (para usar máquinas de escrever) por correspondência.
Com a chegada da internet nas casas brasileiras, as instituições de ensino superior começaram a enxergar um novo mercado educacional, e com a reforma educacional, em 1996, instaurada pela Lei nº 9.
Caleb Phillips
1904
A EAD oferece a possibilidade de conciliar estudos com outros planos e obrigações. É a opção ideal para quem trabalha todos os dias, tem filhos ou mora longe de uma instituição de ensino. Basta acesso à internet. Na educação a distância, o aluno precisa dedicar, em média, cerca de 1h14min por dia por disciplina.
O aluno não tem uma delimitação geográfica e nem uma sala de aula presencial para buscar sua qualificação. A modalidade à distância mantém todas as condições de um sistema tradicional de educacional, como: planejamento, orientação do processo e avaliação. ...
Assim como nas videoaulas, as transmissões ao vivo estimulam a interatividade, oferecendo o diferencial de que alunos possam fazer perguntas e tirar dúvidas, participando em tempo real, do mesmo modo que acontece em uma sala de aula presencial.