substantivo feminino Cartão ou papel em que se escrevem anotações para posterior ordenação ou classificação. ... Papel com um número que corresponde à ordem de atendimento de alguém; senha. Observação escrita, em geral pessoal, sobre determinado indivíduo ou fato, para orientação ou consulta; registro: ficha médica.
- Fixa: A palavra fixa deriva do verbo fixar, que significa prender ou colar algo em algum lugar. Como o verbo no infinitivo (fixar) é grafado com x desde sua origem (fixare, em latim), todas as suas formas conjugadas em qualquer tempo, modo ou pessoa deve também receber x no momento da escrita.
Significado de Fixas Fixas vem do verbo fixar. O mesmo que: pregas, seguras, prendes, prescreves, determinas, dispões, conservas, reténs, assentas.
Fichinha - Dicio, Dicionário Online de Português.
Ficção é o termo usado para designar uma narrativa imaginária, irreal, ou para redefinir obras (de arte) criadas a partir da imaginação. Em contraste, a não-ficção reivindica ser uma narrativa factual sobre a realidade.
Significado de Cair a ficha expressão Passar a entender, a perceber repentinamente o que está acontecendo; compreender: ele foi contando a verdade e minha ficha foi caindo. Lembrar-se de repente de alguma coisa; recordar subitamente de: demorou para cair a ficha, mas ele conseguiu se lembrar do meu aniversário.
Esse objeto era usado para utilizar um telefone público. A expressão Caiu a Ficha vem do som que a Ficha faz quando colocamos ela dentro de um telefone público. Mas, hoje em dia, essa expressão é usada quando nós queremos dizer que alguém entendeu alguma coisa.
verbo intransitivo Perder o equilíbrio, levar uma queda: ele quis correr e caiu.
Significado de Cair em si expressão Reconhecer erro ou imprudência depois de ter-se iludido com algo; tomar consciência do que fez ou do que ia fazer: quero ver o povo cair em si depois das declarações do presidente interino.
Quando paramos e olhamos para dentro de nós, conseguimos perceber e refletir sobre as atitudes que vimos tomando, no sentido de mudar os comportamentos que nos afastam da felicidade e de manter em nossas vidas as ações que nos aproximam de tudo e de todos que nos ajudam a sorrir com sinceridade. Isso é cair em si.
A dúvida na escrita de cair ou caí ocorre porque, na linguagem cotidiana e corrente, o r final da forma no infinitivo não é pronunciado, ficando a pronúncia de cair igual à de caí. Uma forma fácil de saber quando usar o infinitivo é pela substituição da palavra duvidosa por outro verbo: Eu caí.
Indicativo
São formas conjugadas do verbo cair. Caio está na 1. ª pessoa do singular do presente do indicativo. Exemplo: Quando a coisa complica, eu caio fora.
Distinguem-se, assim, dos verbos intransitivos e transitivos, na medida em que esses expressam uma ação praticada ou sofrida. Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver. Exemplos: A plateia é toda jovem.
Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes. A classificação está condicionada à flexão verbal e não ao significado. Verbo é a classe de palavras que tem o maior número de flexões na língua portuguesa.
O verbo é a palavra que indica ação, movimento, estado ou fenômeno meteorológico. ... O verbo possui as flexões de: modo (indicativo, subjuntivo e imperativo), tempo (presente, pretérito e futuro), número e pessoa (singular e plural) e voz (ativa, passiva e reflexiva).
Podemos entender o verbo como o elemento que, dentro de uma frase, permite àquele que fala ou escreve situar eventos no tempo com relação ao momento em que seu discurso está sendo produzido.
O verbo é a palavra responsável por exprimir ação, estado e fenômenos em relação a determinado tempo. ... Geralmente exprime ideia de ação, estado ou fenômeno. É importante ressaltar que os verbos podem expressar outros tipos de fatos que não ação, estado ou fenômeno.
Assim, a primeira pessoa do discurso é representada pelos pronomes “eu” e “nós”, e a segunda pessoa do discurso é representada pelos pronomes “tu” e “vós” (ou você). ... Dessa forma, no discurso em primeira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa que fala.
O infinitivo é usado na sua forma sem flexão quando não há um sujeito claramente definido, quando o verbo é regido por uma preposição, em locuções verbais e com alguns verbos causativos e sensitivos, mesmo sem formar locução verbal (mandar, deixar, fazer, ver, sentir, ouvir,…).
Terminações do infinitivo pessoal
1) infinitivo – é o verbo em seu estado natural, terminando em ar, er ou ir (e or, no caso do verbo pôr). 2) infinitivo pessoal – é aquele que, como o próprio nome diz, se refere às pessoas do discurso. Exemplos: para eu amar, para tu amares, para ele amar, para nós amarmos, para vós amardes, para eles amarem.