Detalhe importante: Nas edificações térreas usa-se duas cintas de amarração, uma na altura de 1m10cm e outra na altura de 2m20cm. Sem a cinta de amarração, embora a parede pareça sólida e bem feita, com o tempo vai ter problemas graves, por isso também não pode faltar nunca.
As colunas ou pilares são elementos estruturais, por isso devem ser dimensionadas por um engenheiro capacitado e fazem parte do projeto estrutural. Geralmente as colunas são posicionadas no encontro das paredes, ou no meio quando o vão é superior a 4 metros.
06. O vão ideal para uma viga de concreto armado é entre 4 a 6 metros. Estudos citados por Yopanan Rebello, autor do livro A concepção estrutural e a arquitetura, dão conta que os valores ideais para vãos em projetos de concreto armado devem variar entre 4 e 6 metros.
2,5 m
E, de acordo com a NBR 6122, nenhuma sapata deve ter dimensão menor do que 60cm.
A placa é apoiada diretamente sobre os pilares. Este tipo de solução está sendo muito utilizado atualmente, principalmente em edificações residencias e comerciais. A ordem máxima de vão obtido com esse sistema é de 12 m; para vãos maiores a laje torna-se demasiadamente espessa, inviabilizando o seu uso.
Vai construir uma casa de até dois andares? A ferragem 5/16 é a mais usada. Tenha um bom profissional para a obra e fique tranquilo com a escolha!
2 - Qual a profundidade e a medida das sapatas?
Largura: 20cm ou 0,20m, comprimento: 30cm ou 0,30m e altura: 3,4m.
A largura da malha deve ser tal que permita à sua volta uma camada de concreto de pelo menos 3 cm. Por exemplo, se utilizar tijolo em pé, de 30 cm de comprimento por 12 cm de largura, terá de fazer a malha com 24 x 6 cm. Se utilizar tijolo deitado, com as dimensões de 20 x 30 cm, a malha será de 14 x 24 cm.
Aliás, é muito difícil escavar manualmente com trado cavadeira, como é o caso da broca, para mais de 4 m; só se o terreno for muito pouco resistente, o que já é um mau sinal, sendo melhor adotar outro tipo de fundação. Particularmente, não é recomendável utilizar broca com mais de 4 m de profundidade.
De acordo com o item 13.
Para dimensionar os pilares multiplicamos a área de influência dos pilares pela carga distribuída sobre aquele pavimento. Após obtermos os valores da área de influência devemos somar as cargas da edificação até chegar ao térreo, com isso encontramos a carga acumulada sobre o pilar ao nível do solo.
De modo geral a largura da viga é definida em função da espessura das paredes acabadas, respeitando o conteúdo da ABNT NBR 6118 (2014) no item 13.
Os pilares paredes são elementos verticais, geralmente contínuos na altura do edifício, nos quais as dimensões da seção transversal são por vezes maior ou da mesma altura dos pavimentos.
Uma forma aproximada de fazer isso é considerar sempre a metade da distância entre eixos para obter a área de influência. Para edifícios residenciais ou comerciais, é possível estimar um carregamento de 12 kN/m² para pavimentos tipo, a fim de calcular uma carga atuante no pilar ( N k ) \mathrm {(N_k)} (Nk).
Em relação aos materiais usados para construir colunas e vigas (cimento, areia e pedra ou concreto), para descobrir a quantidade ideal é necessário calcular o volume da viga. Basta multiplicar a largura x altura x metragem linear.
O lançamento de pilares no Eberick é realizado através da aba Lançamento - Pilares - Pilar (botão ), na barra de ferramentas.
Como lançar pilares isolados?
Índices abaixo do limite, definido pela ABNT NBR 6118:2014, caracterizam os pilares curtos. Índices inferiores a 90 e superiores ao índice limite referem-se aos pilares medianamente esbeltos. Pilares com esbeltez entre 90 e 140 são denominados esbeltos, e, acima de 140 tem-se os pilares muito esbeltos.
fcd = fck/ μf Neste caso fck é a resistência do concreto. Exemplo: para um concreto com resistência de 20 mpa, usaríamos o valor 2. ρ = varia entre 0,02 e 0,03.
Em vigas contínuas a altura será calculada dividindo-se o maior vão, l1 , l2, ou ,ln, por 12, também arredondando-se para o múltiplo de 5 superior. Esta altura h pode ser usada em toda a viga, mesmo nos menores vãos. A altura da viga em balanço pode ser estimada dividindo-se o comprimento do balanço por cinco.
A distância entre os apoios e o comprimento do balanço também pode ser verificado através do diagrama. Para chegar aos valores indicados é bastante simples. Basta multiplicar a carga distribuída pelo comprimento da figura geomética (retângulo vermelho 5m e retângulo roxo 1m).
Então, a quantidade de material deve ser calculado da seguinte forma: Cimento = (volume total da peça – sendo laje, viga, pilar ou outro) x (o rendimento do cimento – de acordo com o traço escolhido).