As enteroparasitoses sao doenças prevalentes em crianças e adolescentes residentes em países em desenvolvimento, sendo amplamente distribuídas. A prevalência de enteroparasitoses é maior em áreas rurais e marginalizadas, podendo o indivíduo estar monoparasitado ou apresentar dois ou mais enteroparasitos.
Dentre os vermes causadores de doenças, temos representantes do filo Platyhelmintos (vermes achatados), como o Schistossoma mansoni e Taenia sp., e representantes do filo Aschelminthes, como o Ascaris lumbricoides, Ancilostoma duodenales, Necator americanus, Enterobius vermiculares e Wuchereria bancrofti.
Na avaliação por espécie parasitária em relação ao total de parasitas encontrado nos exames positivos, Giárdia lamblia foi o parasita mais freqüente (5,29%), seguida de Entamoeba coli (1,89%), Strongyloide estercoralis (1,76%), Ascaris lumbricoides (1,27%), Enterobius vermiculares (0,62%) e Entamoeba histolytica (0, ...
A prevalência de infecções por parasitos intestinais é um dos melhores indicadores do status socioeconômico de uma população(3) e pode estar associada a diversos determinantes, como instalações sanitárias inadequadas, poluição fecal da água e de alimentos consumidos, fatores socioculturais, contato com animais, ...
- Proporcionar ao aluno condições de avaliar e reconhecer os principais sintomas das parasitoses humanas e relacioná-las com a ação patogênica dos diversos parasitos, a partir da compreensão das principais vias de transmissão e fatores de risco nas populações humanas.