As capacidades são divididas condições e coordenativas: As capacidades físicas condicionais dizem respeito a maneira quantitativa que é realizado o movimento, elas dependem da transformação da energia e da fadiga. Estão relacionadas as quantidades de energias que os músculos liberam.
As capacidades motoras dividem-se em dois grandes grupos: As capacidades condicionais – relacionam-se com o aspeto quantitativo do movimento e são dependentes dos processos de obtenção e transformação de energia e da fadiga. As capacidades coordenativas – relacionam-se com o aspeto qualitativo do movimento.
São determinadas pelos processos que conduzem à obtenção e transformação de energia, isto é, os processos metabólicos nos músculos e sistemas orgânicos – força, velocidade, flexibilidade e resistência. de cada modalidade. Capacidade de executar movimentos de dentro para fora no mais curto espaço de tempo.
A competência motora (CM) pode ser definida como o grau de desempenho habilidoso em uma grande variedade de tarefas motoras.
Habilidade pode ser entendida com ato ou tarefa, onde, quase todo ato motor ou movimento, pode ser considerado uma habilidade. São movimentos que devem ser aprendidos a fim de serem executados corretamente, como por exemplo, atirar, tocar piano ou dar um saque no tênis.).
Fase motora reflexa O bebê conquista uma resposta em relação ao ambiente imediato. Portanto, esses movimentos involuntários e a crescente distinção cortical nos primeiros meses de vida pós-natal, exerce uma importante influência ao que se refere em auxiliar a criança a aprender sobre o seu corpo e o ambiente externo.
FASE MOTORA REFLEXIVA Esta fase corresponde ao período em que todos os movimentos executados são movimentos involuntários. ... Inicial - 2 a 3 anos: movimentos restritos, uso exagerado do corpo e coordenação deficiente. - Elementar - 4 a 5 anos: envolve maior controle e melhor coordenação rítmica.
Maturação Motora é o processo de desenvolvimento motor da criança, desde os primeiros anos da infância. Explicação: ... Neste momento a criança percebe que o seu corpo é dotado de capacidades motoras e começa a explorar e experimentar tais capacidades.
Podemos avaliar o nível de maturação dos alunos de diversas maneiras, desde testes de fato formais, até mesmo através de provas informais como, por exemplo, uma corrida entre os alunos de uma trave a outra, para testar sua velocidade.
O desenvolvimento motor é o processo de mudança no comportamento, relacionado com a idade, tanto na postura quanto no movimento da criança. É um processo de alterações complexas e interligadas das quais participam todos os aspectos de crescimento e maturação dos aparelhos e sistemas do organismo.