Substantivo comum X substantivo próprio Se os substantivos comuns são nomes genéricos para um mesmo grupo, o nome próprio será o contrário: ele especifica um indivíduo ou objeto em relação aos demais de mesma categoria. Assim, o substantivo próprio vem em letra maiúscula.
Significado de Lápis substantivo masculino Substância de aspecto metálico e de cor escura, chamada cientificamente plumbagina ou grafita, que é um carboneto de ferro muito brando, e que serve para riscar ou desenhar.
lápis-lazúli - nome masculino
Significado de Vegetal substantivo masculino Ser orgânico, mas privado quase sempre de sensibilidade e de movimento voluntário; planta: a botânica é o estudo dos vegetais. adjetivo Relativo aos vegetais: reino vegetal.
Substantivos coletivos
"Os vegetais são as verduras (acelga, alface, agrião, couve, escarola, espinafre, repolho, rúcula, entre outras) e as flores (alcachofra, brócolis e couve-flor); os legumes, que são frutos salgados e com semente (a abóbora, abobrinha, berinjela, chuchu, pepino, pimentão, tomate, entre outros); os caules (aipo, aspargo ...
O Reino Vegetal ou Reino Plantae, é caracterizado por organismos autótrofos (produzem seu próprio alimento) e clorofilados. Por meio da luz solar, realizam o processo da fotossíntese e, por esse motivo, são chamados de seres fotossintetizantes.
A laranja, a manga e o mamão são popularmente chamados de frutas: nome dado a órgãos vegetais comestíveis e de sabor adocicado. Já o chuchu, pimentão, abóbora, brócolis e couve-flor, por não terem o sabor do açúcar destacado, são considerados como sendo legumes. Já a alface e a couve, como verduras.
Fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores em que se observa a captura da energia solar e sua transformação em energia química. A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um organismo consegue obter seu alimento.
Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.
São exemplos de alimentos vegetais as frutas, legumes, verduras, cereais e azeites. Eles são fontes de proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. O resultado de uma alimentação rica em vegetais é a prevenção contra doenças e benefícios para o funcionamento do organismo.
As verduras são aquelas em que a parte comestível são as folhas, as flores ou as hastes, como é o caso da alface, do repolho ou da couve, por exemplo. Já os legumes são aqueles em que a parte comestível são frutos ou sementes, como acontece com o feijão, a lentilha, o arroz, o pimentão, a laranja e a abobrinha.
Os principais tipos de vegetação são: deserto, estepe, floresta de coníferas, floresta temperada, floresta tropical, savana, tundra, vegetação de montanha e vegetação mediterrânea.
Os principais tipos de vegetação no Brasil são: Floresta Amazônica, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga, Pantanal e Pampa.
Climas
Formações Vegetais Brasileiras
Clima e vegetação
Depois da floresta amazônica, é a formação vegetal brasileira que mais se espalhou, predominando no planalto Central, mas aparecendo também como manchas esparsas em outros pontos do país (Amazônia, região da caatinga do Nordeste, São Paulo e Paraná), recobrindo mais de 20% do território nacional.
O solo das florestas tropicais é pobre em nutrientes. ... No dossel da floresta são encontrados macacos, sapos, lagartos, aves, preguiças, cobras, insetos e muitos outros animais. Na África os principais mamíferos são: antílopes, veado, elefante da floresta, chimpanzé e gorila.
As florestas tropicais têm uma maior riqueza de plantas e animais pelas seguintes razões: Clima: devido que as florestas tropicais estão localizadas nas regiões tropicais, elas recebem muita luz do sol. ... Portanto, desde que haja bastante alimento há muitas espécies de plantas e animais vivendo.
O período de chuvas ou forte atividade convectiva na região Amazônica é compreendido entre Novembro e Março, sendo que o período de seca (sem grande atividade convectiva) é entre os meses de Maio e Setembro. Os meses de Abril e Outubro são meses de transição entre um regime e outro.
Existem duas estações bem definidas. O verão, que vai de junho a novembro, são os meses mais quentes e secos, com temperaturas em torno dos 38°C. O inverno abrange os meses de dezembro a maio, aonde a temperatura continua alta, mas as chuvas são mais constantes.