1. Que pode provocar lesão ou contusão pela pressão exercida numa parte do corpo, batendo ou chocando (ex.: arma contundente; instrumento contundente; pancada contundente).
Entende-se por rubefação a congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos.
Pérfuro-contusas - são as ocasionadas por arma de fogo, podendo existir dois orifícios, o de entrada e o de saída.
Endógenas – fatores do organismo, hereditários ou não, que desencadeiam a crise, independentemente de causa externa. As pessoas com depressão endógena tendem a se sentir melhor no período da tarde e no verão. Exógenas – causas ambientais, como estresse, problemas profissionais e familiares, perdas, rupturas etc.
Veja agora 8 dicas importantes para evitar lesões durante os exercícios físicos
Veja 5 dicas para evitar lesões musculares em treinos de...
O alongamento também pode ajudar e muito, não só a prevenir o aparecimento de lesões, traumas ou dores, como também a tratá-las. Para as dores musculares, é recomendado que eles sejam realizados antes e após a prática de exercícios físicos, pois elimina as tensões musculares.
3) Não esqueça o aquecimento e alongamento: Antes de qualquer atividade é extremamente importante preparar o corpo. O aquecimento faz com que a musculatura do corpo seja estimulada, diminuindo o risco de lesões.
Como evitar lesão no joelho?
A principal dica é manter a coluna ereta e, ao abaixar, sempre flexionar o joelho – nunca a coluna (tronco). Levantar do chão um saco de cimento de 50 kg, por exemplo, não é recomendável. Há sérios riscos de fissurar os discos intervertebrais (eles ficam entre as vértebras da coluna).
Como evitar lesões nas aulas de Educação Física
"Uma correta nutrição ajuda a evitar a fadiga, otimiza o período de recuperação, diminui o risco de lesões, além de garantir a correta reposição dos estoques de energia". Para aqueles que praticam alguma atividade física com regularidade, a alimentação é um fator fundamental para garantir um bom resultado.
Nota-se que lesões são muito comuns nas aulas práticas de Educação física e que a maioria dos entrevistados relata que o principal motivo para que estas ocorram é a falta de alongamento. Os exercícios de alongamento muscular estão entre os mais comumente utilizados na reabilitação e na prática esportiva.
Como prevenir estas lesões “Tentar fazer atividades aeróbicas durante a semana pra ganho de condicionamento cardiovascular, fortalecimento muscular, alongamento muscular antes e após dos exercícios e aquecimento antes da prática esportiva. Também é muito importante a adequada hidratação”, aconselha.
A prevenção das lesões agudas deve fazer-se respeitando: as normas gerais e as limitações pontuais da modalidade durante o jogo ou durante o treino, o fair-play com os outros futebolistas, o aquecimento e bem assim o arrefecimento, um regular programa de estiramento musculo-tendinoso em associação com um treino ...
Quais são as principais lesões no futebol?
No entanto, a falta de um condicionamento adequado e a prática equivocada de determinados exercícios estão entre as causas mais comuns de lesões. Entre elas, as entorses ou torções no joelho e tornozelo, com consequente comprometimento de tendões e ligamentos dessas articulações, são as mais frequentes.
As lesões esportivas mais comuns em academias são as chamadas lesões de grau I, ou seja, são pequenos estiramentos musculares em áreas específicas do corpo que possuem tratamento e recuperação rápidos e sem grandes consequências.
Como prevenir as lesões esportivas?