As feitorias portuguesas eram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e dominar o comércio dos produtos locais para o reino (e daí para a Europa).
A construção dos fortes no litoral, principalmente à beira mar se deu porque a maior chance do território ser atacado era via marítima. Com os fortes próximos aos mar, o ataque de defesa a partir dessas construções era muito mais efetiva, diminuindo as chances de um assalto dos estrangeiros.
As primeiras cidades foram construídas por ordem do Rei de Portugal para defender o território do Império Português: Salvador (1549), São Sebastião do Rio de Janeiro (1565), Paraíba (1585), São Cristóvão (1590, em Sergipe), Natal (1599) e Belém (entre 1616 e 1628). , exceções feitas a São Luís (1612), fundada ...
A construção do Forte começou em 6 de janeiro de 1598, dia de Reis, daí a origem do nome do Forte dos Reis Magos. A construção, típica instalação militar do século XVI, serviria de segurança para os portugueses que estavam em choque com os franceses e os índios.
Os fortes atuam com extrema importância para a memória da população e promove o enriquecimento cultural. Os fortes eram amplamente construídos para funcionarem como fortalezas imensas de combate e para defesa de ataques externos que poderiam ocorrer.