As fossas se formam nas chamadas zonas de subducção, trechos da crosta terrestre onde as placas tectônicas convergem, colidem, e uma delas, a de maior densidade penetra embaixo da outra de menor densidade. Como resultado forma-se uma grande depressão no solo submarino.
As fossas oceânicas ou abissais são as regiões mais profundas dos oceanos, são zonas do encontro entre placas tectónicas, onde uma dessas placas mergulha sob a outra.
Com 2,5 mil km de comprimento e 69 km de largura, a Fossa das Marianas, localizada ao sul do Japão, marca a fronteira entre duas placas tectônicas. Ela chega a uma profundidade de até 11 mil metros.
Fossa das Marianas
Geleira Denman atinge mais de 3.
No oceano, o ponto mais profundo é o Challenger Deep, na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico, com quase 11 km mil abaixo do nível do mar.
11 037 metros
A região do baixo Vale do Rio Doce abriga a lagoa natural mais profunda do Brasil.
A lagoa natural mais profunda do Brasil fica em Linhares, na região Norte do Espírito Santo, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).
O piso do oceano pode estar a 20 metros de profundidade, em pontos próximos do continente, ou a mais de 4 mil metros de fundura, em alto-mar.
A profundidade média do Amazonas é de 50 metros. Em seu ponto mais profundo, a 120 metros, a estátua da Liberdade, de 91,5 metros, desapareceria. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.
rio Amazonas
Amazonas é um rio
100 m
100 metros
Enquanto as margens do Amazonas distam de 1 a 100 quilômetros, a largura do rio subterrâneo varia de 200 a 400 quilômetros. Por outro lado, a s águas do Amazonas correm de 0,1 a 2 metros por segundo, dependendo do local.
PARASITÁRIA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO TAPAJÓS - 2011 A sua bacia está distribuída pelos estados do Mato Grosso, Pará, Rondônia e Amazonas, ocupando uma área total de 492.
6.
O rio Amazonas está presente nos países do Peru, Colômbia e Brasil, em sua bacia hidrográfica estão também os países da Bolívia, Equador, Venezuela e Guiana. ... Quando entra no Brasil, torna-se Solimões, até o encontro com o rio Negro, próximo de Manaus.
O rio principal da bacia, o Amazonas, é o maior do mundo, ele nasce na cordilheira dos Andes (Peru) e quando entra no Brasil é intitulado de Solimões. ... A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.
209.
Além desses países, as águas pertencentes à Bacia Amazônica passam pelos estados de: Roraima, Mato Grosso, Rondônia, Pará, Amapá e o Amazonas.
Oceano Atlântico
Rio Mantaro
É nela que encontramos, devido à sua grande área drenada, com aproximadamente 6.