O reumatologista poderá receitar medicamentos como relaxantes musculares, como a ciclobenzaprina e antidepressivos tricíclicos, como a amitriptilina. As técnicas tipo TENS e ultrassom, usadas na fisioterapia, também podem auxiliar no controle da dor provocada pela fibromialgia.
A Discinesia de escápula pode ser definida por alterações na posição e movimento da escápula, isso tem como consequência a falta de harmonia para o estimulo entre os músculos estabilizadores da escápula, principalmente o serrátil anterior e o trapézio.
A discinesia de escápula geralmente é causada por desequilíbrio muscular ou funcional. Ou seja, quando há enfraquecimento do músculo serrátil e na parte inferior do trapézio. De forma geral essa fraqueza está diretamente associada à contratura da porção superior do trapézio e do peitoral menor.
Puxe para trás (sem ultrapassar os glúteos), com os cotovelos estendidos, encaixando os ombros para acionar os estabilizadores da escápula e contraindo o períneo. Segure por 10 segundos, olhando para a frente e mantendo a coluna alinhada. Relaxe por 10 segundos. Repita 10 vezes.
Alterações da flexibilidade ao redor do complexo do ombro foram descritas como causadoras da discinesia escapular. Uma das consequencias destes problemas é a inclinação ou tilt anterior da escápula, que leva a alteração de sua posição e, consequentemente, de seus movimentos.
Músculos que atuam na Escápula